terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Momentos de sabedoria com o mestre Sonsinho


Sonsinho já se aventurou em muitos projetos para ganhar a vida. Com seu jeito meio devagar de ser e pensar, ele já foi até dono de restaurante. Abriu um especializado em cardápio light. Funcionava assim: quando o cliente estava no meio da refeição, ele tirava os pratos da mesa.

Já na escola, Sonsinho dava mostra do seu modo prático de viver. No trabalho em grupo, os alunos deveriam ler e compreender, depois fazer relatório de um livro. “Eu leio e vocês compreendem”, disse Sonsinho, inaugurando novo conceito de divisão de trabalho.

O chefe pediu a Sonsinho para ler um discurso rápido. Depois, ficou puto: “como é que você passa meia hora no discurso que deveria durar 10 minutos?” “É que eu li o original e as duas cópias anexas,” explicou Sonsinho.

Na tourada de circo, convenceram Sonsinho a enfrentar o boi. Ao ver o boi brabo, o pobre Sonsinho corre em círculo. O boi fica só observando aquele pateta. Quando Sonsinho completou cinco voltas no cercado, parou, resfolegando. O boi parte em sua direção. Alguém gritou: “O boi vai te pegar!” E ele: “Tem perigo não que eu estou cinco voltas na frente do boi.”

Na loja de componentes eletrônicos, Sonsinho procura o livro Windows 98 para leigos.

--- Não --- respondeu o vendedor --- mas temos o Guia do idiota completo para Windows 98.

--- O Guia do idiota completo para Windows 98 é complicado demais pra mim --- disse Sonsinho, desanimado.

Desde pequenino, Sonsinho sempre foi muito curioso. Certo dia, indagou à mãe:

--- Mamãe, quem nos dá o pão de cada dia é Deus?

--- É sim, meu filho.

--- E Papai Noel é quem nos dá presentes no Natal?

--- Claro.

--- Foi a cegonha que me trouxe?

--- Foi sim, filho.

--- Então, pra que serve papai?

A sorte às vezes se apresenta ao velho Sonsinho. Outro dia, encontrou duas notas de cem reais no ônibus. Outro cara viu as notas ao mesmo tempo e ele teve que dividir a grana. Quando chegou em casa, se deu conta de que quem tinha perdido o dinheiro foi ele!

Fazendo reserva de passagem aérea por telefone, Sonsinho descobriu um problemão na área do consumo. “A reserva é quase o preço da passagem!”, percebeu o genial Sonsinho.

Mas o meu amigo Sonsinho é uma pessoa generosa. Outro dia, sem dinheiro, pediu emprestado ao colega Ameba o valor de R$ 30 reais para pagar o conserto de sua bicicleta. O dono da oficina cobrou dez reais. “Se quiser cobrar trinta, eu tenho”, esclareceu.

O caminhão que Sonsinho dirige ficou entalado em uma ponte baixa. O cara que ia passando sugeriu:
--- Tire um pouco do ar dos pneus, aí o caminhão afunda um pouco.

Sonsinho olhou irritado para o sujeito prestativo:

--- Que ideia burra! O caminhão ta entalado em cima, não embaixo!

Para ganhar a vida honestamente, Sonsinho já foi até leiteiro. Deixava o leite de manhã nas portas dos fregueses. Um dia, a freguesa acordou com batidas violentas na porta. Era Sonsinho, que foi repreendido pela mulher. “Não precisa bater com tanta força!", disse ela.  “Desculpe, pensei que não tivesse ninguém em casa”, justificou Sonsinho.

Numa escola de música, Sonsinho bate sem querer no teclado do piano. “Nossa, vocês aqui deixam os pianos ligados o tempo todo?”, perguntou o bocó.

A mãe de Sonsinho teve gêmeos. A professora disse que ele não precisava ir à escola, porque ganhou um irmãozinho.

--- Você contou que tive gêmeos? – indagou a mãe.

--- Eu não!  Guardei o outro para a semana que vem.

A última: Sonsinho é auxiliar de técnico em radiografia. Durante uma autópsia na aula de direito penal, pediram para tirar uma chapa do defunto. Sonsinho, para o cadáver:

--- Não respire, por favor. --- E, depois do raio X, acrescentou:

--- Pode respirar agora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário