sábado, 5 de novembro de 2016

No dia da cultura, refundaremos uma entidade histórica



HOJE, Dia Nacional da Cultura, o videasta e dramaturgo Marcos Veloso toma posse na Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, em Itabaiana, às 20 horas, na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, em frente à rodoviária.

A associação foi fundada em 24 de agosto de 1977 na cidade de Itabaiana, tendo passado uns tempos em Mari e depois voltou às origens. O primeiro presidente foi Zenito Oliveira. Depois veio meu irmão Sósthenes Costa, eu próprio, Joacir Avelino, o ator Normando Reis, Marcos Veloso em 1983, Sander Lee em 1984, de novo Marcos Veloso para substituir Sander Lee que renunciou com toda diretoria ainda em 1984, Luiz Bruno de Lucena em 1985, Antonio Ferreira em 1986, Alberico de Jesus Gouveia (in memoriam) em 1987, José Octávio da Silva, Eronides da Cunha, Joseilson Antonio da Silva, Jean Monteiro de Oliveira e Assis Firmino da Silva. Em 1994, deu-se a única eleição onde disputaram duas chapas. Depois, assumiram Manuel Batista e Vera Lúcia do Nascimento, cada um em seu mandato. Essa última se encarregou de sepultar a Sociedade Zé da Luz por dezessete anos. Só agora estamos ressurgindo.

A entidade é registrada no Conselho Nacional de Serviço Social e reconhecida de utilidade pública municipal e estadual. Tem uma história de combate pela cultura regional, com seu grupo de teatro, o jornal e as intervenções na sociedade civil para promover a cultura em todas suas vertentes.

Avante, Zé da Luz!

 Ato público promovido pela Sociedade Zé da Luz em Mari, em defesa do direito à comunicação comunitária, com o deputado Avenzoar Arruda



Nenhum comentário:

Postar um comentário