quinta-feira, 28 de julho de 2016

PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA FERROVIÁRIA




Recentemente os poetas Fabio Mozart e Thiago Alves efetuaram postagens sobre a situação da Estação Ferroviária de Rosa e Silva, na divisa Paraíba/Pernambuco, tão conhecida do povo itabaianense! Da família Ferreira em especial, porque poucos quilômetros após ficavam as terras da família do nosso 'patriarca' José Ferreira, no município de Timbaúba. A propósito, o poeta Thiago Alves resgata essa memória em sua poesia:
.

"...Rosa e Silva é na fronteira
Pernambuco e Paraíba
Onde há cheiro de guaíba
Jaca, cana e bananeira
Onde a família Ferreira 
Tem o seu nome gravado
Via férrea do passado
Cruzava com a natureza
Circulou com mais leveza 
O trem do nosso passado."
(Thiago Alves)
.
Rosa e Silva está na rota turística que a poeta Renaly Oliveira e o ator Edglês Gonçalves estão providenciando, nas cercanias de Itabaiana, para a viagem memorialística de 50 turistas.
Preocupados com a deterioração de Rosa e Silva e de outras estações na Paraíba, a Academia de Cordel do Vale do Paraíba - ACVPB e o Sindicato dos Ferroviários do Estado da Paraíba, reuniram-se com o Secretário de Estado da Cultura da Paraíba, poeta Lau Siqueira, ventilando um projeto de recuperação e ocupação desses prédios com os movimentos culturais.
O Secretário da Cultura garantiu aos diretores sindicais, José Cleófas e Urbano e ao presidente da ACVPB, Sander Lee, que no início de agosto se reunirá com o órgão responsável por esses prédios.
Para mostrar a diferença entre o abandono e a ocupação cultural, o secretário geral da ACVPB, poeta Fabio Mozart e o poeta Sander Leeestiveram na Estação Ferroviária de Mari, onde funcionam a Rádio Comunitária Araçá FM e o Ponto de Cultura. A propósito, o velho Fabio Mozart teve participação salutar no tombamento da estação e no seu aproveitamento cultural.
Viva a Cultura, pois revigora, educa e eterniza o pensamento!


Sander Lee

Nenhum comentário:

Postar um comentário