domingo, 31 de julho de 2016

POEMA DO DOMINGO


ITATUBA, MEU AMOR!

Poema declamado na noite de 16 de julho de 2016, durante o Sarau do Fogo Apagado, promovido na cidade de Itatuba, em homenagem ao poeta João Martins de Athayde.


VIVA, ITATUBA, VIVA!
Terra que me traz cativa
A alma que aqui cultiva
A sapiência de João
Sinto que a floração
Neste jardim do Cordel
Faz de Martins menestrel
Das belezas do Sertão

SERRA VELHA, VELHA SERRA
O expoente da terra
És o mirante que encerra
A riqueza do lugar
Mistérios a navegar
Numa nave espacial
Em passeio colossal
Eu quero observar

SERRA DE BOTOPITÁ
Fugindo da onda má
Correu Silvino pra lá!
Minha Pedra da Janela
A pesquisa paralela
Declara em sua cantata
Que um OVNI sobre a mata
Busca uma linda donzela

EITA, PEDRA DO CONVENTO
Quando houver um casamento
Peço o seu consentimento
Para a baixela pegar
A noiva há de voltar
Com toda a prataria
Devolver com alegria
Depois que a festa acabar

ESCUTO O CAYUARÉ
Feito um caboclo de fé
Bem atrás do meu chalé
Em sua cheia medonha
No tempo em que a cegonha
Por aqui fazia ninho
Exacerbando o carinho
E o milho da pamonha

SE EU OLHAR NO ESPELHO
Cheguei cá quase fedelho
Pra dobrar o meu joelho
Numa célica canção
Djalma Tomé, irmão
De amor puro e gentil
Que cantava no Brasil
A moda do coração

POR AQUI EU DECLAMEI
Compus, cantei e amei
E esquecer eu não sei
Desse tempo de outrora
Por isso que nesta hora
Boto a mão na consciência
E falo da influência
Que tive na minha aurora

DEPOIS QUE ENTREGAVA CARTA
Quando o dia descarta
Sua claridade farta
Eu ia ver Rei de Ouro
O major era um tesouro
Que por aqui se escondia
De cuja sabedoria
Eu bebia inda calouro

E QUANDO O SOL SE PUNHA
Doce Soneto compunha
Ou madrigal que expunha
Campestre filosofia
Longe um aboio se ouvia
Tangendo o gado à reserva
E isso a mente conserva
Nas asas da poesia

ERA SÁBADO, NA FEIRA,
Que descia a ladeira
A moça namoradeira...
Olhar de jabuticaba
Seu hálito de mangaba
Perfumava o mercado
Onde o matuto abismado
Olhava correndo a baba

OH, POVO DO MEU AGRESTE
Este teu azul celeste
É o mais belo do Nordeste
Que canto enamorado
Berço personalizado
Com carinho e com candura
Onde a gente, com brandura
Dá do Amor atestado

MINHA QUERIDA CIDADE
A maior festividade
É tua fraternidade
Que se vive com ardor
Teu povo trabalhador
Gosta de festa na rua
E tu te banhas na lua
ITATUBA, MEU AMOR!

Sander Lee



Nenhum comentário:

Postar um comentário