sábado, 21 de maio de 2016

Mensagem de Margarita Solaris, esposa de Otto Cavalcanti

Caro Fábio,

Primeiro, como sempre, tendo em conta seu esforço em prol da cultura de Itabaiana e da Paraíba, dar-lhe os parabéns, com nosso agradecimento .

Eu também estou envolvida nesse país que é o Brasil, pois meu filho, Pablo Manyé (Catalão de Barcelona) é professor de Arte na Universidade Estadual do Cariri no Ceará, onde mora há cinco anos com Carolina Campos, sua mulher cearense, advogada e professora na Universidade de Fortaleza.

Morei durante 16 anos no Brasil em diferentes épocas com meu marido, que você sabe que é itabaianense. Por todas estas razões, estou envolvida e continuo lutando pela cultura nesse Brasil, onde as autoridades costumam dar as costas aos promotores e criadores. É duro, eu sei – e parece que agora piorou, pois estão tendo como modelo o mercado dos EEUU, principalmente em São Paulo, segundo me conta um amigo: “Começamos imitando Paris, modelo que abandonamos para a imitação de Nova York. Agora, não é nada estranho a SP Art vender, em sua abertura, um quadro de Beatriz Milhazes por R$ 16.000,000,00 (dezesseis milhões de reais), em plena crise”.

Estou lhe escrevendo também para pedir-lhe, por favor, que nos fizesse um resumo dos resultados da exposição das obras de Otto na Paraíba. Temos lido alguns comentários gerais sobre a mostra e ficamos muito felizes. Otto se emociona quando pensa na sua terra. Gostaríamos de voltar, claro, mas eu fico assustada pelas carências na saúde pública. A particular nem se fala e os planos de saúde são caros e não são bons. Para nós que temos muitos anos de idade, o preço é exagerado. Em Barcelona estamos bem, com apoios, mas Otto quer voltar.

Gostaria também de lhe dizer que, das obras que lhe enviamos, não pretendemos dinheiro. Queremos que fiquem para você, pessoalmente, umas obras que justifiquem seu trabalho e o restante pode dispor para que continuem rodando em exposições pela Paraíba para divulgar a obra de Otto e que atinja ele um dia o lugar e o prestigio que merece. Também poderá fazer uma doação a instituições que, a seu critério, considere importantes como referencia.

Enviamos um forte abraço,

Otto Cavalcanti e Margarita –


PS - (...e se um dia decidir viajar a Barcelona, não esqueça que lhe estamos esperando. Sempre terá nossa hospitalidade na nossa casa.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário