quinta-feira, 5 de maio de 2016

Hoje abriremos a segunda exposição de Otto Cavalcanti

A Academia de Cordel do Vale do Paraíba e a Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, de Itabaiana, inauguram hoje, 5 de maio, a exposição "De Itabaiana à Catalunha", do pintor itabaianense Otto Cavalcanti.

Oto Cavalcanti é o maior nome das artes visuais da terra de Vladimir Carvalho. Saiu de lá no início da década de 50, e foi trabalhar como ilustrador publicitário no Rio de Janeiro. Em 1963, vai para a Europa, onde expõe em Madrid, Londres e Paris, instalando-se em Barcelona, onde se consolida artisticamente.

Em 1984, volta ao Brasil, e começa a trabalhar com esculturas. Pinta grandes murais e introduz novas técnicas e materiais. Volta a Barcelona em 1996, onde vive atualmente.

A obra de Otto Cavalcanti é um mergulho no vasto universo pessoal do artista, um mundo que reflete as personagens e vivências brasileiras, ecos de sua adolescência na próspera Itabaiana dos anos 40. Suas telas apresentam um estilo fantástico e irreal.  Na Espanha é chamado de “El gran Maestro brasileño”.

Em uma de suas viagens ao Brasil, foi visitar sua terra natal, Itabaiana. Seu sonho era instalar uma fundação para divulgar seu trabalho para as novas gerações de itabaianenses. Não conseguiu apoio das autoridades locais. Ficou algum tempo lá, revivendo seus dias de mocidade, mas retornou muito contrariado e decepcionado, juntamente com sua esposa, a poeta Margarita Solaris. Apenas uma humilde associação de artistas locais, o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, apoiou e deu crédito ao artista, recebendo-o com carinho e atenção. Otto Cavalcanti prometeu, na ocasião, enviar alguns dos seus trabalhos. Em contrapartida, prometemos realizar exposições de sua obra. Com algum sacrifício, conseguimos enquadrar as telas e esta é a segunda exposição do artista em solo paraibano. A primeira foi realizada na Fundação Casa de José Américo.

Somos gratos à Fundação Espaço Cultural, ao Edilson Parra e toda sua equipe, em nome de Otto Cavalcanti. É nosso intuito levar esta exposição para sua terra, Itabaiana, que neste mês faz aniversário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário