terça-feira, 24 de maio de 2016

Grupo teatral prepara espetáculo para comemorar quarenta anos

Da esquerda para a direita: Luiz Carlos Cândido, Adriana Felizardo, Fábio Mozart, Jacinto Moreno, Pedro Osmar, Marcos Veloso e Márcio Bizerril

No próximo mês de agosto, o Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana (GETI) faz quarenta anos. Para comemorar o aniversário, o grupo iniciou montagem da peça “Mari, Araçá e outras árvores do paraíso”, adaptação de texto de Fábio Mozart, com direção de Marcos Veloso. “A ideia é contar a história da fundação de uma cidadezinha paraibana, com foco na sua cultura e nas pessoas que lutaram por ideais de liberdade e justiça”, afirma Veloso.

A montagem tem a participação do poeta cordelista Márcio Bizerril e do veterano ator Oriebir Ribeiro, além de Adriana Felizardo, Adriano Henrique Ribeiro e Jacinto Moreno, com dramaturgia e produção de Fábio Mozart e assistência de direção de Luiz Carlos Cândido.

O Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana foi fundado em 24 de agosto de 1976 em Itabaiana-PB, e tem priorizado montagem de espetáculos comprometidos com a cultura nordestina. Para marcar os 40 anos, o grupo optou por focalizar a cidade de Mari, na microrregião de Sapé, que ficou conhecida pelos conflitos agrários nos anos 60/70. “Cada cidadezinha desse país tem uma historia diferente pra contar. Cada pedaço de chão traz consigo uma tradição, uma cultura diferente. A riqueza vegetal, que foi a base da economia do Nordeste na época da colonização portuguesa, foi o chamariz para o avanço dos colonizadores em busca do cedro, do jacarandá e outras madeiras nobres, fundando vilas, expulsando os índios e criando a civilização das várzeas da Capitania Real da Paraíba, que depois gerou o latifúndio e os conflitos agrários. Enfim, conhecendo a história de Mari, temos uma espécie de padrão da própria história da Paraíba”, explica Mozart.

A peça tem patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC), Secretaria de Cultura da Paraíba, Funarte e Governo Federal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário