quarta-feira, 11 de maio de 2016

Grandeza necessária de espírito

Ivaldo com o neto

Eu acho que tem um belo significado essa singela ação de um homem sair de sua casa no seu carro, rodar oito quilômetros para chegar em outro ambiente e passar duas horas gravando mensagens de luta e de fé no povo brasileiro. Isso numa rádio web que não tem nenhum status e quase não é ouvida, sem receber absolutamente nada pelo seu trabalho. Sabe aquela história do passarinho que carregava pingos de água no bico para apagar o incêndio na mata? Pois é. Esse homem imagina que esteja fazendo a sua parte. Só que ele não quer apagar incêndio, e sim inflamar mentes, atiçar vontades numa perspectiva da afirmação da democracia.  
Falo do compadre professor Ivaldo Gomes, mestre do Yoga e paladino da liberdade total para seus semelhantes. No descompasso em que se vive nesse momento acidente no Brasil, pessoas como Ivaldo, no seu ofício de Don Quixote, despertam ou avivam nossa esperança de melhorar a sociedade.
A postura dele casa com a paixão do nosso pequeno grupo pela comunicação solidária e comunitária, sem distanciamento crítico e sem frescura de imparcialidade. Nossa galera tem lado e briga pelo seu time. Somos a favor da liberdade e da justiça social. A paixão domina as ações do coletivo da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, e isso implica em doação pessoal para manter vivo um projeto de comunicação popular que já dura mais de trinta anos. Não somos radialistas nem jornalistas. Não trocamos nosso tempo de serviço por remuneração. Pelo contrário, investimos nosso tempo e até os parcos recursos pessoais para tocar o projeto da rádio e do jornal, além de outras atividades.
Agora mesmo estamos nos preparando para chegar à comunidade do Jacaré, zona rural de Pilar, às margens do Rio Paraíba, tentando desenvolver um trabalho que resgate a autoestima daquela população ribeirinha, na perspectiva de montagem de uma rádio comunitária. Será no próximo domingo, dia 15. A caravana da Zumbi segue sob a direção do jornalista Dalmo Oliveira. Completam o time o poeta Bizerril, Ivaldo Gomes, eu e Beto Palhano, o cigano. Uma galera que compreende a vida e seus caminhos com grandeza de espírito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário