segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Parodiando Bukowski


Bukowski era um sujeito americano que, quando não estava bebendo, escrevia poemas, contos e roteiros para cinema. Geralmente fazia as duas coisas ao mesmo tempo. Eis o conselho amigável que ele deu a um jovem que queria ser poeta (adaptado para os dias que correm):
“Leia a Bíblia. Deixe crescer a barba. Assista o BBB. Pinte seus sapatos de azul. Dê a volta ao mundo em uma canoa de papel. Não coma tapioca com banana e pimenta. Case com uma mulher dos lábios leporinos e aprenda a beijar diferente. Escove os dentes com gasolina. Construa um quadrado de quatro lados. Forme uma dupla de dois. Faça cinema mequetrefe com atores idem, mas não imite Moreno. Seja candidato a vereador e a corno, nem sempre nessa ordem. Vá ao teatro, mas não me chame. Fale oralmente o que vem à mente. Seja majestoso diante do rei. Mas nunca, em tempo algum, escreva poesia.”
Outro americano, esse idiota, não genial como o bêbado Bukowski, escreveu:
“Relatórios afirmando que uma coisa não aconteceu sempre me interessam porque, como se sabe, existem coisas sabidas que se sabe, há coisas que sabemos que sabemos. Também se sabe que existem coisas desconhecidas de que sabemos, quer dizer que sabemos que existem algumas coisas que não sabemos. Mas também existem coisas desconhecidas que não conhecemos - aquelas que não sabemos que não sabemos.”

O autor dessa pérola: Donald Rumsfeld, secretário de defesa americano, um dos homens mais importantes do mundo, misturando a doutrina Sonsinho com o método confuso.

Conclusão: todos somos livres para sermos idiotas ou geniais. Eu quero exatamente dizer exatamente o que eu estou dizendo aqui. Se eu sou um debiloide? Não, mas escrevo poesia imitando um autor português de Portugal. Vida de poeta, em geral, é como vida de rico: muito chata. Por isso bebemos licor de cacau Xavier com óleo de rícino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário