sábado, 5 de dezembro de 2015

MISSA DE CORPO PRESENTE


Personagens: o bebinho, o defunto, o prefeito, o candidato a prefeito, o padre, a multidão de babaquaras.

O bebinho chega na hora da louvação do defunto. Na cabeceira do caixão, o prefeito. Nos pés do defunto, o candidato a prefeito.

BEBINHO – (Entrando e parando ao lado do caixão) – O prefeito é um safado, cara de pau, malandro e enganador. Nunca foi com a cara do falecido, tolerava à força, pra fazer média. Agora, ta aqui choramingando.

PREFEITO – O senhor está querendo me desmoralizar?

BEBINHO – Desmoralizado o senhor já está, faz tempo. (Voltando-se para o candidato a prefeito) E o senhor, vivia falando mal do falecido, que ele era um traidor, vendido e desleal. Agora, vem aqui chorar suas mal disfarçadas lágrimas de crocodilo.

CANDIDATO – (Partindo para nocautear o bebinho e sendo contido pelos saca-trapos) Seu fela-da-puta, me respeite e respeite o extinto!

MULTIDÃO – (Murmura, zurra, uiva, assobia...)

PADRE - Meus irmãos, respeitemos esse momento solene da entrega da alma desse virtuoso irmão das almas.

BEBINHO – E você, vigário vigarista que só gosta de dinheiro, todo mundo sabe que seu deus é o vil metal, o numerário, os bens de capital.

PADRE – Perdoai, Senhor, que ele não sabe o que diz!

BEBINHO – (Olhando para o defunto) E você, também não era flor que se cheire!

MULTIDÃO – (Cai na gaitada gaiata, insultante das exéquias).

BEBINHO – E vocês, bando de hipócritas, sabem que 90% dos que estão aqui odiavam o falecido. Diziam que era um chato, um farsante, um irritante puxa-saco dos poderosos.

MULTIDÃO – (Assobia, matraqueia, apupa, berra e protesta)

No meio da multidão, um quase bebinho, não de todo um retardado mental, pensa, mas não recita a meditação: “Todo bêbado é um anjo de Deus, portador da verdade”.

(Babaquara: Que é fácil de ser enganado, que comete besteiras que prejudicam a si mesmo e a outras pessoas. Palerma. Tolo. Bestalhão. – Dicionário On Line)


Nenhum comentário:

Postar um comentário