terça-feira, 15 de dezembro de 2015

ETC & ETC


AÇÃO TRANSFORMADORA

Na próxima quinta-feira, dia 17, estarei no mini-auditório da Estação de Artes Luciano Agra, prédio anexo à Estação Ciência, em João Pessoa, para o lançamento do livro “Ação transformadora”, do meu confrade Dunga Júnior, que é da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Poderíamos dizer que Dunga Júnior é um sujeito popular e erudito ao mesmo tempo, sendo uma das figuras exponenciais de nossa academia, por isso merece toda consideração e respeito.

AJUSTAR AS VELAS

Pois chegou o dia, a data, a hora, o ano em que tudo deu errado. Sempre chega. Do meu ponto de vista, não existe outro cara no sistema solar que possua as qualidades do velho Leão do Cuiá, mas nem todo jogo se ganha. Tem o dia em que precisamos reconhecer que perdemos a parada e ter a humildade de deixar o campo.

Estou deixando esses mares, já estudando os mapas para novas aventuras, sem frustração, sem indignação. Vou então centrar o astrolábio em novas coordenadas. É só o tempo de ajustar as velas e tocar o barco de novo. Sou um sujeito resiliente.

MUDAR O JOGO

Está em jogo a soberania popular. E mais claro fica para nós a necessidade de superar a democracia parlamentar pelos mecanismos de poder de participação popular. A esquerda brasileira deve parar de fazer alianças com políticos fisiológicos tipo Michel Temer e defender seus projetos que só interessam ao capitalismo monopolista. Razão tem meu compadre Jerry Oliveira: “Estamos contra o golpe, mas  o Governo deve ter a coragem de fazer alianças com os movimentos populares de resistência, como as rádios comunitárias”.

VAZOU

Vazou o nome do estudante que tirou em primeiro lugar no concurso de redação do jornal EVOLUÇÃO, de Itabaiana. Trata-se de Evandro Vicente. O rapaz estuda na 8ª série da Escola Municipal Antonio Batista Santiago. Seu trabalho será publicado no jornal, edição de janeiro de 2016. Tem uma lenda urbana rolando por aí, segundo a qual o estudante atualmente não sabe ler nem escrever direito, por falta de estímulo. A língua escrita realmente é um problema para quem não lê. Mas, sempre tem as tais exceções que justificam a regra. Parabéns ao Evandro.

ESPIRITUALIDADE

Hélio Leite, que é artista plástico, assim explica: “a espiritualidade não está dentro das igrejas, nem dentro das religiões, dentro dos livros e muito menos dentro das latinhas. A espiritualidade está dentro de nós e o caminho é vós.” Esta citação vai para você que teve fé no irmão que deu uns passes e curou seu joelho bichado.

DESIMAGINEM

Um desengraçado palhaço metido a brabo meteu a mão fascista no colega de-puta-do. O palhaço Tiririca, com sua mão leve de palhaço tico-tico, escreveu a carta para dona Dilminha aprender a colher gerânios em jardins improváveis, nesse pantanal cheio de jacarés de sonhos minúsculos.

VAI SAIR

Meu livro “Laranja Romã” ta uma gracinha e vai sair, para o bem de todos e felicidade geral da nação dos improváveis. Está sendo produzido na forma de cooperativa: cada leitor compra seu exemplar antecipadamente e ganha seu nome na folha de rosto do livro. Eu confesso que usei e abusei da boa vontade de meus amigos e amigas, pedindo a colaboração, mas vou retribuir a atenção, convidado a todos para tomarem vinho comigo no lançamento, que será em janeiro vindouro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário