sábado, 31 de outubro de 2015

Compadre Semeão, da confraria do Fogão

 


Outro trabalhador que encontrei em Itabaiana foi o compadre Semeão Rodrigues, borracheiro que virou vereador, gente fina, sempre disposto a colaborar nas ações do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.

Assim como não existe mais shampoo para cabelos “normais”, noto que é raríssimo achar uma pessoa que esteja no cargo de vereador e não seja um vereador profissional, desses carreiristas que tomam gosto pela mamata de ganhar um ótimo salário para comparecer a uma sessão semanal na Câmara. Semeão até já me disse que se decepcionou com a política e com a vereança. Pensava que iria ajudar a melhorar alguma coisa na sua comunidade, mas aí é onde a porca da burocracia e dos interesses mesquinhos dos seus pares e ímpares torce o rabo.

Eu digo que Semeão é um cara legal porque, entre outras coisas, é torcedor devoto do “glorioso”. Quem é admirador do Fogão não pode ser uma pessoa má. Pelo menos fica naquela aceitável linha da decência e dignidade. Mesmo que conviva com toda carga negativa do cargo. O político, como um todo, é mal visto pela população. E eles concorrem pra isso. O vereador Odilon Rocha, de Parauapebas, no Pará, disse na internet com todas as letras: “Vereador ganha ruim e se não se corromper, mal se sustenta”. Meu compadre Semeão não vive disso, é um trabalhador que ganha seu sustento da sua atividade de borracheiro com dignidade e coragem. Não vai fazer carreira na Câmara e nem deixar de amar o nosso Botafogo Futebol e Regatas.

Botafoguense é solidário. Botafoguense não sofre, se purifica. Um torcedor anônimo escreveu no muro: “Eu não sou Botafogo doente. Doente é quem não torce pelo Botafogo”.  O poeta Vinicius de Moraes cravou: “Ser Botafogo não se trata de uma paixão, mas de uma senha para a cidadania”. Outra, de Paulo Mendes Campos: “Botafogo é um menino de rua perdido na poética dramaticidade do futebol.” E o eterno cronista Armando Nogueira definiu: “O Botafogo é bem mais que um clube – é uma predestinação celestial.”

“Feliz daquele que tem por guia e emblema uma estrela apontando o caminho da luz”, arremata Armando. Eu e Semeão somos dessa confraria. Por isso tive a satisfação de doar uma camisa do Fogão ao compadre Semeão, tudo na rima do ão que é rima pobre, mas é sobre a rica torcida desse time que aceita provocação e sabe se superar.

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário