sexta-feira, 2 de outubro de 2015


Campanha de recuperação moral

Quando a corrupção vai se apoderando de uma cidade e as autoridades fecham seus olhos, é preciso que alguém grite bem alto e forte para que eles acordem e tomem as devidas providências. É através deste jornal que damos esse grito tão desejado e apoiado pelas famílias de Itabaiana. O grito é: “campanha de recuperação moral”.

Itabaiana cada dia aumenta seu nível de corrupção, de desmoralização e de vícios. Vocês jogadores, nesse caso, têm o mínimo de culpa. São homens frustrados, que não têm crédito e seu único ideal é tomar o dinheiro do próximo, por meios impudicos, sujos, imorais: o jogo de azar. Vocês só penetram quando as autoridades fecham seus olhos diante da corrupção, da desmoralização e dos vícios, fazendo com que os habitantes cheguem a pensar por quanto se venderam. Pensam isso quando a Justiça está tardando. Hoje, em todos os recantos de Itabaiana, funciona todo tipo de jogos que possamos imaginar. Dizemos e podemos provar, através do senhor Coletor Estadual que a qualquer hora está pronto a fornecer certidões como já fecharam cinco casas comerciais e em muitas delas funcionam antros de jogatina. Na Avenida José Silveira, no já tão conhecido e frequentado “Bar e Rombol Teve Jeito” e no Bar e Restaurante 13 de Maio, que deixaram de exercer suas funções de bar e restaurante para dar lugar a jogos que por lei são proibidos. Vizinho a essas casas de tavolagem, moram famílias e não é só pelo fato de morar famílias que apelamos para as comodistas autoridades de nossa cidade, e sim que, por lei, constitui contravenção penal.

Todas as noites, em frente dessas casas de jogo, ouço quando a voz do “mascote” chama as pedras do “rombol”: vinte e nove, sessenta e um, trinta e cinco, sessenta e nove, vinte e quatro etc. De vez em quando um dos viciados solta uma pornografia, na ânsia de bater o cartão. E as autoridades? Na nossa cidade, as autoridades são “pano de boca”. O Excelentíssimo Doutor Juiz de Direito, Mário de Moura Rezende, é um comodista. Dá-se ao prazer de receber seus vencimentos e deixa as águas rolarem. O digníssimo Promotor, Dr. José Francisco, esse puritano professor, leva a vida do Ginásio à Igreja, ouvindo as pregações conformistas do padre, esquecendo-se de que é promotor público e que na cidade o jogo impera. E o delegado? Ah! O velho capitão é um sonhador. Vive a esperar que seus superiores mandem começar a reprimir o jogo.

Famílias itabaianenses, o grito foi dado. Doa em quem doer, mas a verdade é dura de ser aceita. Enquanto o “Evolução” circular, não deixará de lutar pela moral, pela fraternidade e pelo bem comum. Acho que desta vez as digníssimas autoridades tomarão definitivamente as providências contra o jogo. Portanto, senhores Juiz, Promotor e delegado, acordem que já dormiram muito.

(Francisco Almeida – Jornal EVOLUÇÃO - 1965)



Nenhum comentário:

Postar um comentário