terça-feira, 4 de agosto de 2015

Livros em circulação


Estou arrumando a biblioteca comunitária Arnaud Costa. Mandamos pintar as estantes, vamos catalogar os livros e registrar o acervo na forma eletrônica para facilitar o acesso.

E segue nossa luta pela difusão do livro. Toda semana escolho dez livros e levo pessoalmente à estante do projeto “Deixe um livro, pegue outro”, no Espaço Cultural em João Pessoa. Estamos levando oficinas de leitura para escolas da rede pública em Itabaiana.

O hábito de gostar de ler é um troço difícil de ser condicionado à juventude atual, mesmo porque são muitos os focos de atenção audiovisual, entre eles o maior, que é a internet onde não se lê. Interessar os jovens para a leitura é um ato revolucionário. Ler significa formar o poder crítico do indivíduo.

Quem tiver livros em casa e deseja doar para nossa biblioteca, entre em contato pelo email. (mozartpe@gmail.co)

Nossa biblioteca só não está recebendo livros didáticos ou técnicos. O resto vale. Incluindo cordel.

Recebi vários livros dos professores da Escola Municipal Antonio Santiago, de Itabaiana. Entre eles, dois que estou apreciando. Um deles acabei de ler: “A última fábula”, de Liliana Laganá, contando a vida de uma menina em uma pequena aldeia dos Apeninos, na região Marche, Itália, durante a segunda guerra mundial. São 174 páginas que li em um dia.

O outro é “Bom dia camarada”, do escritor angolano Ondjaki, por coincidência também contando as experiências de um garoto em sua terra natal, Luanda. Duas visões de mundo pela ótica infantil, dois relatos sobre culturas tão diversas. Uma viagem e tanto. Quem quiser ler, é só dar o toque e eu repasso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário