quarta-feira, 3 de junho de 2015

Guerrilheiros de papel


Meu compadre velho Rosival está folheando um livro no primeiro dia do projeto “Livro na feira”, em Itabaiana. De matador de mosquito, virou guerrilheiro pela divulgação da literatura em cada esquina, na rua, no calor da feira, em frente às repartições públicas. Nesta terça-feira, 2, foi na Câmara de Vereadores. Passamos a manhã exibindo livros para troca. A pessoa traz um livro e troca por outro.
Poucos foram os que pararam diante de nossa estante. Grupos de estudantes entravam e saiam da Câmara, para beber água e tomar cafezinho, e nem olhavam para os livros. Ximbica, um dos funcionários da repartição, encontrou um livro escrito pelo jornalista Arnaud Costa que fala do seu pai, o desportista e carnavalesco Zé Dudu. Ficou encantando com a descoberta. Levou o livro pra casa, “pra ler com cuidado”. Valeu o dia! Um cidadão encontra um livro que fala de sua vida, do seu pai. Certamente ele vai ler, porque o livro “Fatos pitorescos do futebol” é um despropósito de tanta citação de velhos desportistas de nossa geração, dele e da minha.
Amantes da literatura hão de aparecer em outras feiras. A gente compreende que a ação do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar ainda não é bem compreendida. O professor Severino Lourenço entende os objetivos e promete estar conosco em todas as feiras. Sandro Rogério e Arthur Horman saudaram os feirantes de literatura. Mércia Maria, sobrinha do mestre Sivuca, louvou a rapaziada: “Bela iniciativa”. Luciano Marinho, Secretário de Cultura da cidade, teve a gentileza de parar e cumprimentar a rapaziada. O poeta Antonio Costta trouxe livros de poesia para expor. Eu parabenizo essa juventude que renova nossa cidade, com ações comunitárias para incentivar o hábito da leitura. Meus parabéns a Cassiana Roque, Adilson Adalberto, Rosival Silva e Jacy Mendes, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, com garra e coragem ajudando a construir uma cidade melhor, apesar desse momento/acidente.
Palmas para esse povo, que estará conosco no domingo, dia 7 de junho, na mesma Câmara, às 20 horas, para ver a peça “Cartas de Anayde” e o lançamento do livro de Jandira Lucena, outra itabaianense que certamente terá sua obra exposta nas estantes ambulantes da Biblioteca Arnaud Costa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário