sábado, 27 de junho de 2015

ANTONIO PORCHIA (1885-1968)



Neste sábado nublado de junho, dou de graça pra vocês essas citações de Antonio Porchia, poeta argentino.
O mistério apazigua meus olhos, não os cega.
***
O fundo, visto com fundura, é superfície.
***
Deus deu muito ao homem; mas o homem queria algo do homem.
***
As vezes penso em ganhar altura, mas nunca escalando homens.
***
O que é pago com nossas vidas nunca é caro.
***
O universo não constitui uma ordem total. Falta a adesão do homem.
***
Minha pobreza não é total: falta eu.
***
Um coração grande se enche com muito pouco.
***
Ferir o coração é recriá-lo.
***
A árvore está só, a nuvem está só. Tudo está só quando eu estou só.
***
O homem, quando é somente o que parece ser o homem, quase não é nada.
***
O homem quis ser um deus, mas sem a cruz.
***
As quimeras vêm sós e se vão acompanhadas.
***
Saber morrer custa a vida.
***
Às vezes necessito da luz de um fósforo para iluminar as estrelas.
***
O meu primeiro mundo o achei em meu escasso pão.
***
Toda pessoa anônima é perfeita.
***
Todo joguete tem direito a romper-se.
***
Não provei nenhum vinho superior a meu sangue.
***
Quem não enche seu mundo de fantasmas, fica só.
***
Tudo o que levo atado a mim, se acha solto em qualquer parte.
***
Se eu fosse como uma pedra e não como uma nuvem, meu pensar, que é como o vento, me abandonaria.
***
Meu pai, ao partir, presenteou cinquenta anos à minha infância.
***
Quem faz um paraíso de seu pão, de sua fome faz um inferno.
***
Quando eu morrer, não me verei morrer, pela primeira vez.
***
Quem conserva sua cabeça de criança, conserva sua cabeça.
***
Algumas coisas, para mostrarem a sua inexistência, se fizeram minhas.
***
O meu, quando não pode ser igualmente de outros, não sei porque é meu.
***
Pensar em um homem se parece a salvá-lo.
***
Um pouco de ingenuidade nunca se afasta de mim. E é ela o que me protege.
***
Todos os meus pensamentos são um só. Porque nunca deixei de pensar.
***
Quantos, cansados de mentir, se suicidaram em qualquer verdade.
***
Tenho sido para mim discípulo e mestre. E tenho sido um bom discípulo, mas um mal mestre.
***
Sim, isso é o bem: perdoar o mal. Não há outro bem.
***
O menino e o homem, diferentes em suas dores, são iguais em seus prantos.
***
Seguirei eliminando as palavras  más que coloquei em meu todo, ainda que meu todo fique sem palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário