segunda-feira, 11 de maio de 2015

Otto Cavalcanti em busca de espaço no seu próprio berço




O Departamento de Turismo, Comércio e Marketing de Dubai recebe um quadro de Otto Cavalcanti. Em sua cidade natal, a obra do “el grande mestre brasileño” é  desdenhada.


O artista plástico Otto Cavalcanti é um dos mais importantes pintores da Europa, com obras expostas nos grandes museus e galerias do mundo. Ele nasceu em Itabaiana e tem um carinho especial pela sua terra. Sempre vem aqui, visitar e renovar as forças cheirando o ar de sua cidade natal, relembrando a infância nos anos 30/40 e sonhando com uma Itabaiana digna e feliz. Recentemente, Otto enviou ao Ponto de Cultura Cantiga de Ninar 23 quadros para fazer parte do acervo da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, entidade cultural sem fins lucrativos.

É nossa intenção comemorar o aniversário da cidade, em 26 de maio, com uma exposição de Otto em escolas e outros locais, para que a nova geração conheça o trabalho desse ilustre conterrâneo. Falta grana para emoldurar as telas. Procurado, o Secretário de Cultura da Prefeitura Municipal, Luciano Marinho, alegou que não tem recursos para esse projeto, mesmo porque “trata-se de acervo particular, e a Prefeitura não teria como justificar o investimento na confecção das molduras”. 

Falei com Lau Siqueira, ele ficou de ver com a Fundação Espaço Cultural a possibilidade de parceria. Os trâmites burocráticos na Funesc devem ser mais maleáveis do que na Prefeitura de Itabaiana. Do ponto de vista formal, Luciano pode até estar certo em negar o apoio a uma ação tão meritória cultural e socialmente para sua cidade. É público que ele trabalha com recursos zero, apesar da Lei de Diretrizes Orçamentárias apresentar números bastante significativos para investimento na cultura itabaianense. 

Recuso-me a acreditar que Luciano seja um arremedo de Secretário, sem verbas e sem autonomia. Luciano é um cara que admiro desde sempre. É um dos biografados no meu livro “Artistas de Itabaiana”.  Luciano é muito mais brilhante, inteligente e articulado do que a quase totalidade dos seus colegas secretários. Deve sonhar com uma cidade onde sua cultura seja respeitada e preservada. 

Voltarei ao tema.
Otto Cavalcanti concede entrevista para TV na Galeria Oboé, onde expõe seus quadros

Nenhum comentário:

Postar um comentário