segunda-feira, 4 de maio de 2015

Depoimento de um verdadeiro agitador cultural

GRUPO ATITUDE, POR UMA CIDADE LEITORA



Imagine um grupo de cidadãos unidos para provocar uma revolução na educação de sua cidade, desenvolvendo projetos de forma voluntária. Isso está acontecendo em Caiçara/PB desde 2005 e os resultados não param de aparecer. 

Tudo começou quando, ciente da importância da leitura e indignado por não ver o poder público fazer sua parte, resolvi tomar uma ATITUDE. Porém, sozinho, poderia fazer pouca coisa. Convidei 16 amigos com ideais em comum e assim surgiu o Grupo Atitude. 
O grupo já desenvolveu muitos projetos e hoje conta com cerca de cinquenta voluntários, a maioria são estudantes do ensino médio, universitários e professores. 
Os resultados são notáveis: o número de leitores que cresceu, a média de aprovados no vestibular aumentou e o voluntariado se fortaleceu. O grupo agradece a todos que contribuíram.

Em 2013 o grupo concorreu com êxito a um prêmio de projetos de leitura organizado pela Fundação Biblioteca Nacional. Foram 412 projetos inscritos e cem deles seriam contemplados com prêmios em dinheiro. Inscrevemos dois projetos e ambos foram premiados. Um deles foi o 1º lugar da Paraíba, 15º lugar do Brasil. Em dezembro de 2014 aconteceu a conquista maior: o grupo foi vencedor do Prêmio VIVALEITURA. Foram mil projetos inscritos. Houve cerimônia de premiação do Congresso Nacional. O prêmio existe desde 2006 e pela primeira vez uma iniciativa da Paraíba foi campeã.

Enfim, os projetos mostram que a sociedade organizada faz muita diferença, que não devemos apenas esperar pelas autoridades, devemos agir e também cobrar. Você pode colaborar seja doando livros, material ou recursos para aquisição dos mesmos, como também trocando ideias através do fone (83) 91756171 ou do e-mail profjocelino2@hotmail.com. 

 - Prof. Jocelino Tomaz de Lima, 




Nenhum comentário:

Postar um comentário