quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Professora de Mari indicada para o Prêmio Leonilla Almeida

Ozaneide (à direita) incentiva o estudo do folclore e da arte popular nas escolas onde ensina

Teimo em acreditar nos seres humanos, no que eles podem ter de melhor. E levo a vida a divulgar essas pessoas, muitas vezes indivíduos humildes, avessos à publicidade. É preciso, no entanto, dar notícias dessas experiências de vida dedicadas ao bem comum e promover a fraternidade universal entre as pessoas de boa vontade.

Quase um ingênuo, creio na beleza viva de vidas dedicadas a servir ao próximo. Por isso criei o Prêmio Leonilla Almeida, a ser entregue para mulheres que tenham feito alguma coisa pela humanidade, diploma que entregamos todo ano em março, mês feminino. Em 2015, já temos algumas candidatas, entre as quais a professora Ozaneide Vicente, de Mari.

Professora Ozaneide Vicente é cantora, atriz e folclorista, além de educadora. Fundou comigo o Coletivo Dramático de Mari, Rádio Comunitária Araçá e foi parceira nos projetos sociais que empreendemos naquela cidade, nas décadas de 80/90. Foi com ela e outras pessoas abnegadas que trabalhamos por mais de dez anos na Pastoral da Criança, ação social da Igreja Católica que orienta e acompanha as famílias pobres em ações básicas de saúde, educação e nutrição. Com Ozaneide, Marizete Vieira, dona Maura e dona Benedita, criamos o sopão comunitário para crianças da periferia.

Eu não sou essa tampa de crush toda, tenho cá meus defeitinhos, mas adoro realçar as virtudes dos amigos e parceiros. Então viva o bom caráter, os honestos, os criativos em prol da sociedade. Sempre com vontade de comprovar a tese de que a humanidade tem jeito, que as pessoas são boas e o bem no fim sempre vence.

A data da festa de entrega do Prêmio Leonilla Almeida já está escolhida. Será no dia 7 de março, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Talvez, não sei, é apenas um palpite, o Ponto de Cultura continue no mesmo lugar. Se a gente der jeito na falta crônica de dinheiro para pagar o aluguel do prédio. Mas, isso é para outras ações entre amigos que iremos empreender. Aguardem, e sigam-me os bons, tomando lições de humildade e amor ao próximo com essas mulheres do Leonilla Almeida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário