sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Ponto de Cultura Cantiga de Ninar recebe visita de universitários do Projeto Rondon



Rondonistas (de amarelo) com monitores do Ponto de Cultura
Jacy Mendes (esquerda) entrevista universitários do projeto Rondon

Os monitores do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar receberam ontem, 06 de novembro, a visita de Paulo Ernesto, do Rio Grande do Sul, e Luiz Flaviano, do Paraná, dois universitários participantes do Projeto Rondon. Eles passaram alguns dias agindo como multiplicadores de conhecimento no município de Itabaiana.
Na ocasião puderam ouvir uma tocata dos jovens estudantes do curso de música e visitaram a Biblioteca Comunitária Arnaud Costa, onde conheceram os projetos culturais da entidade como o Cineclube Vladimir Carvalho. O poeta Orlando Otávio, do Núcleo de Literatura do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, fez as honras da casa, juntamente com Rosilval Silva, Cassiana Meneses e Jacy Mendes. “Eles ficaram encantados com o nosso trabalho, fizeram muitas perguntas”, disse Jacy. Os integrantes do Projeto Rondon voltarão em janeiro, quando realizarão oficinas e cursos em diversas áreas durante 15 dias.
O Projeto Rondon foi criado em 1967 e durante as décadas de 1970 e 1980, permaneceu em franca atividade, tornando-se conhecido em todo Brasil. No final dos anos oitenta, o Projeto deixou de receber prioridade no Governo Federal, sendo extinto em 1989.
 Em 2005, já com uma nova roupagem, o Projeto Rondon voltou a figurar na pauta dos programas governamentais, sendo atribuída a sua coordenação ao Ministério da Defesa. Desde então, o Rondon já levou mais de 12.000 rondonistas a cerca de 800 municípios.
Hoje, o Projeto encontra-se em processo de consolidação, com uma procura cada vez maior pelas universidades e pelos universitários. “O Rondon é mais que um projeto educacional e social, é uma poderosa ferramenta de transformação social”, define o site do projeto.
Universitários do Projeto Rondon com os alunos de violão do Ponto de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário