sexta-feira, 5 de setembro de 2014


Fábrica da Penalty


DESEMPREGO
O radialista Josemar Tavares comunicando que a fábrica da Penalty em Itabaiana acaba de ser fechada, desempregando cerca de cem pessoas. “Enquanto isso, os políticos preocupados em arrumar votos para seus candidatos”, lamenta Josemar.

EMPREENDER

O governo do Estado da Paraíba investiu quase 3 milhões em Itabaiana, financiando pequenos negócios do projeto Empreender. Cerca de 300 pessoas foram beneficiadas. São pequenos empreendedores que tiveram capital de giro para alavancar seus negócios. Onde andam esses empreendedores numa cidade cuja cultura é de pedir favores e emprego público temporário a políticos?

HERÓI

Meu compadre Jurandi Pereira foi quem me disse: no Recife mora um itabaianense que foi um guerreiro na luta social, chamado Manoel Caíco. Participou das últimas lutas políticas do país, nas fileiras do Partido Comunista Brasileiro, o legítimo, de Luiz Carlos Prestes. Nasceu em Maracaípe. Hoje com 90 anos, está lúcido e disposto a testemunhar sobre suas ricas vivências. Espero um dia poder gravar depoimento desse nobre itabaianense.


PADRE DORGIVAL

O padre Dorgival Vicente Ferreira tem muita rejeição na cidade de Itabaiana. Seu nome foi único a ser reprovado pelos vereadores, em projeto de lei que dava cidadania itabaianense a um grupo de personalidades.  Receberam o título: deputado João Gonçalves, Major Valterlins, o vice-governador Rômulo Gouveia, pastor Carlos Formiga e poeta Antonio Costta. Só o padre foi rejeitado.


LUIZ CARLOS CÂNDIDO

Professor, ator, diretor de teatro, Luiz Carlos Cândido vai ministrar oficina de iniciação teatral no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, liberado pela Fundação Espaço Cultural.


CABRA

Madame Preciosa é a cabra expiatória dos falsos moralistas.


VERDE QUE TE QUERO ANTIGO

O Brasil de Marina Verde Floresta é uma utopia localizada em algum século antes do descobrimento.


FESTA

Em outubro, a grande festa dos corruptores dos corruptos. Não fui corrompido, apesar de estar na fila. Por isso não vou participar. Faltaram corruptores decentes para corromper um eleitor doido pra se locupletar.


PODE SER

A força das circunstâncias já fez muito medíocre presidente do Brasil. Marina tem uma ideologia pra viver.


BOLA CHEIA

Dona da bala e da bola, Dilma corre o risco de perder para a protestante da mata.


IDEIA DE SONSINHO

“Ocorreu-me uma quase-ideia: por que o Governo não promove todo mundo a mordomo pra que a gente possa ter mais mordomia?”


MEALHEIRO

Eu seguindo a concepção bancária das formigas: poupando vintém por vintém para um dia comprar meu carro sem ter que pagar duas vezes às financeiras. “Imbecil é aquele que paga duas vezes pelo mesmo objeto”. (Orson Welles).


HORÁRIO ELEITORAL

Notai: nos raros momentos em que os candidatos ensaiam algum projeto de governo, a coisa toda fica entre o óbvio, o duvidoso e o impossível. Submetida à análise de conteúdo, a conversa fiada vira pastel de vento.


RELIGIÃO

Antigamente os políticos eram papa-hóstia para agradar à poderosa Igreja Católica. Agora, todo mundo entra na fila do louvor, de olho nas multidões de fiéis antes chamados de “nova seita”, neopentecostais das igrejas de resultado.


SONHO

Quando rapazinho, meu sonho de consumo era um rádio transístor e um relógio Seiko.


VOTO

Só voto no dia em que a gente puder demitir o prefeito ou vereador por justa causa. Tem prefeito que não dá um dia de expediente na Prefeitura. Merecia ser demitido por abandono do emprego.


CAETANEAR

“A poesia é filha da preguiça” – (Caetano Veloso, mais baiano do que nunca)


DOAÇÃO

Doação para campanha política. É um desempresário querendo comprar um despolítico para desnacionalizar a desnação.


BÚZIOS

Madame Preciosa jogou os búzios e previu: Maciel Caju vai assumir sua porção homem.


HUMILHADO

Quando eu volto todo mês para casa com minha aposentadoria de menos de três salários mínimos, minha mulher me olha com cara de desapontada e humilhada. Mal sabe ela que sou um voluntário da Pátria, que deixa meterem a mão no meu salário para pagar a dívida interna e evitar a falência da Previdência. Os meus tecnocratas que me roubam, ainda mandam um bilhete cínico: “Vai no banco provar que está vivo, senão a gente corta o benefício”. Notai: fui aposentado com dez salários mínimos há dez anos.


VAI TOMAR...

Um Governo que te rouba 70% do teu salário e ainda cobra Imposto de Renda sobre o que resta, merece respeito?


ESPANTO

Até os corruptos andam perplexos com a safadeza geral e irrestrita que rola na campanha eleitoral. No lixão da política, ave de rapina ta voando de costas.


VERGONHA

“Tenho uma calcinha para honrar”, disse Madame Preciosa, indignada diante da sem vergonhice dessas mocinhas mostrando a tabaca nas redes sociais.



No Brasil, até os ateus acreditam em alguma coisa. Eu acredito em extraterrestres e extra humanos.


ANALFABETISMO

Noventa por cento desses jornalistas, diplomados ou não, e blogueiros semi-analfabetos, não sabem redigir uma página decente sem dez erros de gramática e ortografia. Inclusive eu.


DECRETO

A maioria dos candidatos insiste em nos fazer acreditar que podem criar o paraíso por decreto.


UÍSQUE

No dia 25 de outubro, vou tomar um uísque desimportado com meu parceiro Orlando Otávio em Itabaiana do Norte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário