sábado, 30 de agosto de 2014



Videasta do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar divulga cinema alternativo em Portugal


Com uma história portuguesa, com certeza, o videasta alternativo Jacinto Moreno divulga essa semana sua última produção, Cova da Iria, no Festival de Curtas-Metragens de Faro (Farcume), edição de 2014. O evento, que se encerra amanhã, ocorre nas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo.

Com 18 minutos, o curta de ficção aborda as aparições de Nossa Senhora de Fátima a três crianças, na cidade de Fátima, em Portugal, no ano de 1917. Todas as gravações aconteceram na Paraíba, nas Igrejas da Misericórdia, Igreja do Convento de São Bento, Fazenda N. S. do Pilar, Santa Rita e Várzea Nova. O filme já foi apresentado na 6ª edição do Festival de Cinema Português (Cineport).

“Agradeço à equipe de técnicos e atores que participaram do filme, o qual é uma versão curta do meu longa metragem “Aparição”, afirmou Jacinto, que faz sua estreia para a plateia cinéfila europeia. Moreno tem divulgado alguns momentos da viagem em seu perfil pelo Facebook.

O videasta concedeu entrevista para alguns veículos da imprensa portuguesa, expondo inclusive as dificuldades de se fazer cinema experimental sem apoio das instituições brasileiras. 

Jacinto Moreno faz parte do núcleo de audiovisual do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, de Itabaiana, onde produziu os curtas “Boi de menino” e “Feminino plural”, além de ter assistido à direção do filme/poema “Tenho em mim todos os sonhos do mundo”, de Marcos Veloso. 

(Direto do Sanhauá/Dalmo Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário