terça-feira, 12 de agosto de 2014

No dia da juventude, faço um apelo público

Henrique, estudante da Escola João Fagundes de Oliveira, leva colegas para visitar o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, para fazer pesquisa sobre grafitagem 

Hoje é o Dia Nacional das Artes e Dia Nacional da Juventude. Nesse dia eu lembro que um projeto chamado Ponto de Cultura Cantiga de Ninar é o único que procura atender o direito constitucional do acesso à cultura em Itabaiana, uma cidade com 26 mil habitantes e quase nenhuma opção de lazer cultural ou artístico para sua população jovem.

Digo isso sem querer auto louvação, mesmo porque o projeto sobrevive graças a uns poucos voluntários e colaboradores, além de mim, que sou o coordenador geral. Só para lembrar que as ações do Ponto vêm fazendo experiências gratificantes com as mentes e até o comportamento dos estudantes. Eles são chamados para fazer cinema, poesia e teatro. Convidados, aparecem para escolher livros em nossa biblioteca, mexer com grafitti, artesanato e outras formas de arte. Recentemente, um grupo de alunos da Escola João Fagundes de Oliveira ganhou nosso Festival de Vídeo Estudantil com um documentário sobre gravidez na adolescência. Como prêmio, uma viagem cultural para João Pessoa. Procurada para ceder o transporte, a 12ª Gerência Regional de Ensino disse que até dispunha do ônibus, mas faltava motorista. A Prefeitura local sequer respondeu ao nosso apelo.

No Dia Nacional da Juventude e da Arte, apelamos para quem de direito que nos ajude com um ônibus para levar os vinte alunos para conhecer a Estação Ciência e o Espaço Cultural. A viagem estava marcada para este sábado, dia 16, mas terá que ser adiada, frustrando as expectativas dos meninos e meninas produtores do filme vencedor.


Constituição Federal - Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário