quarta-feira, 16 de julho de 2014

Professor Flaviano Batista é nosso leitor

Professor Flaviano Batista

O fio condutor deste blog é a divulgação de ideias e propostas que nos levem adiante na busca de luzes para nossos patrícios, mormente de Itabaiana, minha cidade. De lá me chega o conhecimento da existência do professor Flaviano Batista, morador da Rua Leonilla Félix de Almeida, no bairro do Campo do Náutico, nas imediações da Rádio Comunitária Rainha. O nobre mestre de História soube da existência de meus livros que falam de sua terra, e gostaria de conhecer essas obras.

É para pessoas assim que escrevo, gente com espírito elevado, que tem consciência do valor de sua cultura e da necessidade premente de preservá-la. Faz muitos anos que saí de Itabaiana, mas sempre estou retornando, por motivos como esse. Aliás, retorno por muitos motivos, inclusive a pedido do público. Um público restrito, impregnado da consciência do que representa esse tipo de trabalho voluntário.

Falando em retorno, quem esteve em Itabaiana ontem (15) foi meu cunhado, Justino Cabral Filho, atualmente morador de São Paulo e há muitos anos ausente de sua terra natal. Seu pai, Justino Cabral, irmão do ex-prefeito Fernando Cabral, foi gerente da maior indústria de beneficiamento de algodão e agave da cidade, a Abílio Dantas, numa época em que minha cidade se cozia com suas próprias banhas do desenvolvimento econômico e cultural.

Voltando ao professor Flaviano Batista, este jovem mestre tem no seu cartão de visitas muitas referências interessantes, relacionadas com meu trabalho e minhas preferências pessoais. Mora no Campo do Náutico, meu clube do coração; sua rua homenageia Leonilla Almeida, uma mulher cuja história de vida me fascina, e é vizinho da rádio comunitária, tipo de organização de comunicação popular onde estou inserido desde a década de 1970.

Seja bem-vindo ao universo dos meus leitores, caro mestre Batista! Seu trabalho expressa, de uma maneira ou de outra, um modo de ser pelo qual luto, qual seja, a aproximação da cultura e da educação. Ele explora essa cultura dentro do seu ambiente escolar e valoriza as pessoas em todas as suas instâncias. Isso se chama dar sentido à aprendizagem, na formação de cidadãos. Batista é líder de um grupo de professores empenhados no resgate da memória da comunidade, onde ouvem antigos moradores e pesquisam os fatos históricos de Itabaiana.

Sua página no Facebook mostra exemplos de edificações urbanas itabaianenses, em vários estilos. Veja as fotos em:



Um comentário:

  1. Flaviano é um docente com engenho, ética e impele cultura de paz, ações afirmativas e justiça social em sua idiossincrasia. Aplausos. Flaviano é meu mestre de sociologia, filosofia e história cosmopolita no Curso de Administração de Empresas e Negócios. Aplausos para esse professor ÁS.

    ResponderExcluir