quinta-feira, 29 de maio de 2014

Já circulando o livro “Artistas de Itabaiana”


Este livro foi escrito e ilustrado com base em pesquisas ao longo de dois anos, através do contato direto com os biografados ou, na impossibilidade, aproveitando informações de outras obras ou coletadas da internet. São 95 mini-biografias de artistas e escritores nascidos ou radicados na cidade de Itabaiana, desde o século dezenove. Consegui referenciar atores, jornalistas, poetas, cantores, escultores, fotógrafos, compositores, carnavalescos, músicos, pintores, encenadores e até mestres na arte de cozinhar. Não foi preocupação nossa o fato da maior ou menor projeção de cada um. Bastante ter sido conhecido e importante em sua época, mesmo os que se tornaram itabaianenses pelo coração, como o poeta Antonio Costta, autor da gravura da contracapa do livro.

Naturalmente que se trata de uma obra inacabada. Ficaram de fora muitos artistas importantes, e outros que surgem ao longo do tempo, que essa cidade é pródiga em cultura. Mas, é um ponto de partida para outras pesquisas futuras, ou, quem sabe, uma segunda edição de “Artistas de Itabaiana”, sempre com o objetivo de enriquecer o patrimônio histórico-cultural da cidade.  

A obra será lançada e ficará ao dispor do público a partir do dia 20 de junho de 2014, mas já circula entre os homenageados. Por ser uma edição limitada, estou distribuindo por subscrição, ao preço subsidiado de dez reais, com renda revertida para o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. O livro foi patrocinado pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, da Secretaria Estadual de Cultura da Paraíba.



Nenhum comentário:

Postar um comentário