segunda-feira, 28 de abril de 2014

Presente de elite


Otto Cavalcanti

O artista plástico Otto Cavalcanti, hoje com 84 anos, é um dos mais importantes pintores que atuam na Europa, a partir da Espanha. Nasceu em Itabaiana e sonha em deixar um pouco do seu legado na sua terra natal. Sua esposa, Margarita Solari Pascual, manda dizer que ele tem especial carinho com o coreto de Itabaiana e seu entorno, onde brincou quando criança na pracinha. Margarita informa que seu marido está disposto a oferecer uma de suas esculturas, gratuitamente, à sua cidade berço para embelezar a praça do coreto no seu centenário e divulgar a arte desse conterrâneo ilustre.

Penso que nossa praça iria ficar muito bem assistida com a escultura de Otto. Pode ser um grau de loucura, mas às vezes acredito na boa vontade e no patriotismo dos meus patrícios. Sou um sujeito historicamente otimista. É a parte que mais me comove na minha psicologia. Por isso acredito que as autoridades itabaianenses terão interesse em receber esse presente de Otto Cavalcanti e inaugurar em grande estilo sua escultura na praça, no aniversário de cem aninhos do coreto, com concertos, festas e romarias. De quebra, uma oportunidade ótima para os senhores políticos discursarem, que o proselitismo faz parte dessas situações, não tem como fugir.

Para o povo da oposição, eu digo: vamos maneirar, gente! Nesse mês de aniversário da cidade e do coreto, em vez de grosseria, de discussão, de provocações e indelicadezas, que tal a gente se unir e pedir aos administradores da cidade que recebam com glória e festa esse presente tão bonito e significativo, essa obra de arte de um itabaianense que é quase contemporâneo dos jardins e da pequena e tão simbólica construção de ferro, vinda da Inglaterra para marcar eternamente a terra do poeta Zé da Luz?

Afinal, tanto o coreto como o próprio Otto Cavalcanti e sua obra são patrimônios culturais que não podem ser medidos pelo tempo, porque o transcendem. Daqui a cem anos, estaremos todos no andar de cima. As civilizações se sucedem no mundo, há milhares de anos. Só ficaram registrados os grandes monumentos como o Taj Mahal, uma das maravilhas do mundo, e o nome do seu criador, Shah Jahan, imperador Mongol. Da mesma forma, os livros de história registrarão o centenário do nosso coreto, guardadas as devidas e abissais proporções, e o nome do administrador que bem cuidou desse patrimônio, agregando valor artístico à praça com a escultura de Otto.

Comparações idiotas à parte, termino por citar o livro de Provérbios para lembrar que temos o dever moral para com as gerações futuras de cuidar de nosso patrimônio: “Aquele que derrubar a sua casa, herdará o vento”.





2 comentários:

  1. Quem ama cuida...a cidade natal é parte de nossa cultura!

    ResponderExcluir
  2. Muito louvável a o desejo do ilustre artista plástico itabaianense Otto Cavalcanti em doar uma de suas obras ao Município de Itabaiana.
    Seria de uma valia imensurável e realmente um grande estilo, que quando da inauguração o povo fosse também presenteado com uma atitude digna e cultural dos seus governantes com a criação de uma Lei Municipal que garantisse para sempre a preservação e manutenção da obra de arte ora inaugurada e das antigas que ainda resistem aos atos anti-culturais de extrema ignorância que vem se praticando nos últimos 40 anos com nossa querida Itabaiana.
    Estamos sempre lendo e ou escrevendo sobre o passado cultural de nossa cidade para que a juventude tome conhecimento e conserve a historia. Entretanto temos assistido a destruição dos monumentos que constituíram essa historia e comprovariam a veracidade do que contamos.
    A Praça Manoel Joaquim de Araujo, carinhosamente apelidada de “Praça do correto”,era um dos recantos mais lindo e florido da cidade, dela não resta mais nada, apenas o coreto centenário em avançado estado de deterioração. Lembro-me da grande luta do Sr. Onaldo Fonseca para que não a destruísse para construção de uma rodoviária, atualmente em decadente estado de utilização e conservação e, totalmente fora do eixo rodoviário que corta a cidade. Apos a destruição de 50% da praça, o restante entrou em descaso pelas autoridades e também pelo povo, sumindo os canteiros de flores, bancos e iluminação. Atualmente o coreto está rodeado de botecos e barracas.
    A Praça Monsenhor Coelho que se posiciona como abertura da praça do Correto e que também possui um monumento histórico que muitos itabaianenses desconhece o motivo de sua instalação, refiro-me ao “ Obelisco” que quando criança o chamava de pirulito, também foi totalmente destruída , sendo sua área ocupada por um posto de combustível e também botecos.
    Essas duas praças ornamentam o lado direito de um grande Patrimônio Religioso da Paraiba, que é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição , inaugurada em 1900. Sua arquitetura interna e extrema até hoje é admirada por quem visita a cidade. A Igreja resiste, embora sem a beleza de sua área externa e bastante per tubada por barracas de bebuns e paredões.
    Do lado esquerdo, existia uma praça, tão linda quanto a praça do coreto. Ao centro dela corria um límpido riacho com varandas em toda sua extensão, e numa posição estratégica um caramanchão coberto de flores. Sem estender o assunto, essa praça hoje é uma favela urbana no centro da cidade.
    Recentemente o trator da destruição sem dó nem compaixão e, nem respeito, passou por cima do Colégio de São José da grande e famosa mestra itabaianense Marieta Medeiros, sem deixar nenhum vestígio de sua existência no local. Será que os políticos atuais sabem quem foi Marieta Medeiros?
    Para encerrar o assunto, e antecipadamente digo que o relato a seguir não é piada, foi fato verídico, o Rio Paraiba do Norte, que corta a cidade de Itabaiana, foi alvo de tentativa de destruição, pois a ultima administração municipal tentou vender toda a areia do seu leito a empresas de construção civil, talvez na tentativa de riscá-lo do mapa do Municipio de Itabaiana. As autoridades paraibana tiveram que intervir, senão o rio iria tomar outro rumo, não se sabe para onde.
    Por esses e outros motivos peço pelo amor de DEUS.
    “ Politicos de Itabaiana, protejam o Patrimônio Cultural da Cidade que ainda resta e os que venham surgir, como é o caso da doação do Artista Otto Cavalcanti. Aprovem um Lei de Proteção para que as vontades dos burros e/ou ignorantes não se concretizem e apaguem a historia de Itabaiana.
    Orlando Araujo

    ResponderExcluir