sábado, 26 de abril de 2014

Coreto centenário

Encontro no coreto. Padre Antonio Costa, Vigário de Itabaiana-Paraíba de 1954 a 1956, com paroquianos. Nevinha Melo, Bernadete Galvão, Dalila, Eliete Fonseca, Ana Oliveira, Naninha Queiroga, Luiz Barbosa, Dalvinha. Foto cedida por Francisco Amâncio. e publicada no blog da Associação Memória Viva

O coreto de Itabaiana do Norte vai fazer cem anos em 2014. Está necessitado de uma reforma em suas estruturas centenárias. A praça do coreto já foi devidamente e brutalmente descaracterizada.  Esse coreto é o símbolo da cidade, mereceria melhor tratamento.

Não sei se o prefeito atual, Antonio Carlos, tem recursos guardados para restaurar o coreto. Pela Lei de Diretrizes Orçamentárias, não vai ter grana para essa obra.

O restauro deve ser bem salgado. Precisa de um trabalho quase artesanal de recuperação dos adornos em ferro batido. Sensibilizar as ditas autoridades responsáveis seria papel da comunidade dos seus representantes, os vereadores, para a urgência desta restauração. A Secretaria de Cultura dispõe de quase um milhão para financiar suas metas e prioridades para 2014. Projetos que vão desde torneios de futebol até carnaval, passando pelo trem do forró e pela manutenção da banda filarmônica Nova Euterpe. Para o velho coreto, não foi disponibilizado nenhum centavo de real.

O desocupado Ameba, conhecido como “gosto ruim”, já andou comentando que, se for comemorado o centenário do coreto, ninguém espere apresentações acústicas de chorinhos, bandas filarmônicas, samba e MPB. Será na base do “forró bundinha” e “esquenta”, bem ao estilo populista do alcaide. Que seja, desde que o coreto renitente e resistente ganhe uma demão. Os itabaianenses se dariam por muitíssimo satisfeitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário