sábado, 22 de março de 2014

Para fomentar criatividade



Poeta Agenor Otávio, professor Toinho e o ator Giuseppe Marcello no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Pessoas que fazem cultura. 

Hoje, 22 de março, aniversário do ator e mímico francês Marcel Marceau, morto em 2007, vou ao Ponto de Cultura Cantiga de Ninar para reunião de planejamento para o mês de abril, com o pensamento do poeta Lau Siqueira balizando as ações: “Enquanto cadeia produtiva, pessoas fazem cultura, mas a maioria apenas consome, não é um fato? Logo, o mínimo que se pode fazer é oferecer algo que liberte, que fomente criatividade, que forme senso crítico, porque isso, inclusive, faz com que as pessoas produzam ou reproduzam cultura nesse padrão”.

Feito o mínimo, ou melhor, em paralelo ao mínimo, incentiva-se de várias maneiras a produção cultural, isso é o que se espera e o que estão esperando dos gestores. Para Lau Siqueira, em João Pessoa voltamos à estaca zero em se tratando de políticas públicas para cultura. Em Itabaiana, também pouco se fez. Até formatamos uma carta ao prefeito para lembrar dos compromissos assumidos pelo então candidato a prefeito em documento assinado, onde estabelecia projetos de implementação das políticas públicas de cultura para o município de Itabaiana. Como signatário daquele documento histórico, sua posse significou para nós a possibilidade de recuperar a grandeza e relevância da nossa cultura. Passado um ano de governo, ainda nenhum compromisso foi cumprido.

Para abril, está prevista a realização do 1º Festival de Vídeo Estudantil de Itabaiana, com oficinas, mostras, palestras e debates. Trabalhar conteúdos, estimular debates e ensinar a fazer, são os objetivos. O projeto é do Cineclube Vladimir Carvalho, capitaneado por Rosival Silva e Marcos Veloso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário