sexta-feira, 21 de março de 2014

Hoje é o Dia Universal do Teatro


Das Dores e Giuseppe


Apaixonei-me pelo teatro aos dez anos, quando vi uma peça no velho Teatro Recreio Benjamim, em Timbaúba dos Mocós. Aos dezoito ano, criei um grupo de teatro que ainda hoje existe na cidade de Itabaiana do Norte. Não fui um bom ator de teatro porque me faltam disciplina e dedicação. A magia do teatro, entretanto, me fez ver ângulos da vida e do ser humano que, sem as luzes dos refletores, talvez não pudesse vislumbrar. 

Abram as cortinas, entretanto, para dois atores amadores que ainda permitem a sobrevivência do nosso grupo, aos trancos e barrancos. Não tem vaia nem aplauso que esmoreça esse povo do tablado. Das Dores Neta é uma das que fazem parte desse ritual que é paixão visceral. O ator Giuseppe Marcello tem mais de vinte anos de estrada, de palco mambembe aos grandes tablados como o Teatro Santa Isabel, do Recife. Talvez o que faça a gente passar a vida toda sonhando com teatro, mesmo sem praticar, é aquela coisa de dar e receber algo que nos transforma e transforma de alguma forma quem nos vê. Isso é que é a comunicação mágica do teatro. 

Tem gente que faz vestibular para teatro. Outros se transformam em profissionais, especializam-se, estudam, fazem pós graduação, doutorado. Outros, como o palhaço Estrelinha, vivem de esmolas nas ruas. Alguns, a maioria, trabalham de graça. No nosso teatro não tem preços populares.  Não vendemos ingressos. Vamos às casas das pessoas e as convidamos para ver a peça. Ou mostramos na rua, na praça, para quem quiser ver. Para o ator, a satisfação é a mesma. Com ou sem cachê, com platéia ou sem, o que queremos é “quebrar a perna”, que é a expressão do meio teatral que significa “boa sorte”. Isso acontece quando terminamos o espetáculo e recebemos aplausos efusivos da platéia. Esse reconhecimento é a nossa paga. 

Ao nobre ator Giuseppe Marcelo e à persistente atriz Das Dores Neta, em nome do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana e de todos os que fazem teatro amador, parabéns e que todos “quebrem a perna” todos os dias, para honra e glória dessa arte eterna.

3 comentários:

  1. OBRIGADO PELA HOMENAGEM. SUCESSO SEMPRE COM O PONTO DE CULTURA CANTIGA DE NINAR. DEUS É NOSSA FORÇA E PROTEÇÃO. SOU SEU FÃ FABIO MOZART.

    ResponderExcluir
  2. Eu agradeço a linda homenagem meu querido amigo e exemplo de como se fazer cultura com ética e compromisso.

    ResponderExcluir
  3. FABIO, MEU AMIGO OBRIGADA PELA HOMENAGEM QUE ELA SEJA EXTENSIVA A TODOS QUE LUTAM PELA CULTURA DE FORMA ÉTICA E SOLIDÁRIA...

    ResponderExcluir