segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A FOLHA faz 87 anos, esperando voltar a circular

O jornal A FOLHA, órgão oficial do Município de Itabaiana, edição de 27 de fevereiro de 1938. O prefeito da época era Dr. Antonio Batista Santiago. (Exemplar de minha coleção particular)

Este jornal completa 87 anos de fundação. Circulou até na administração do prefeito Babá, depois disso não apareceu mais, aumentando sensivelmente o ilhamento cultural desta cidade Itabaiana do Norte. Já foi o jornal mais antigo em circulação no interior da Paraíba, como órgão oficial da Prefeitura. Foi um espaço generoso para a criação literária de várias gerações de itabaianenses, onde me incluo. Publiquei meus primeiros trabalhos neste jornal, onde meu pai Arnaud Costa começou sua vida de tipógrafo aos 18 anos.

A FOLHA está esquecida graças à má vontade, à ignorância e falta de comprometimento dos gestores municipais, dos que detêm o poder. Saía todos os domingos em edições semanais, depois mensais, e hoje, quiçá, jamais. Foi a escola de grandes nomes de nosso mundo intelectual e jornalístico, a exemplo de Cecílio Batista, Jurandi Barroso, Erasmo Souto e tantos outros talentos itabaianenses.

Pedimos ao prefeito atual, Antonio Carlos Melo Jr., que tire A FOLHA do limbo e volte a editar esse jornal que faz parte do patrimônio cultural de Itabaiana. São 87 anos de resistência, hoje atropelada pelo voluntarismo provinciano. O jornal que divulga arte e cultura também dá prestígio ao administrador, mantém diálogo permanente com a sociedade.

Não é todo dia que um jornal do interior completa 87 anos. Numa cidade onde o índice de leitura é um dos mais baixos, um jornal que fala de nossa realidade seria certamente bem lido, servindo de caixa de ressonância para outras vozes e valores locais, poetas e jornalistas de talento que certamente há em nosso meio, esperando apenas a oportunidade de publicar suas ideias.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário