sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Projeto sobre líder camponês ganha prêmio “Mestres da Educação” em Sapé


A Secretaria de Estado da Educação concedeu à professora Siovania Cunha (foto) o Prêmio “Mestres da Educação” pelo seu projeto enfocando a vida e as lutas do líder camponês Severino Barbosa, o Biu Pacatuba, primeiro presidente das Ligas Camponesas de Sapé. O trabalho da professora foi baseado no livro “Biu Pacatuba, um herói do nosso tempo”, de autoria do jornalista Fábio Mozart, que por sua vez ganhou o Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do Ministério da Cultura em 2011.

O Prêmio “Mestres da Educação” possibilita que professores com projetos inovadores sejam beneficiados com salários extras, o que em alguns casos proporcionará docentes com até 15º salário na rede estadual de ensino. O projeto da professora Siovania foi executado nas classes do 1º e 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Monsenhor Odilon Alves Pedrosa, em Sape, durante o ano de 2013. Na metodologia do projeto, constaram visitas e entrevistas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e no Memorial das Ligas Camponesas, onde o livro sobre Biu Pacatuba foi arquivado, como mais uma ferramenta para preservar a memória histórica dos fundadores das Ligas, para pesquisa e registro das suas lideranças.

Segundo Fábio Mozart, autor do livro, “apesar do farto material sobre as Ligas Camponesas, só ao completar 50 anos o movimento recebe um trabalho que reconhece a importância da personagem Biu Pacatuba. E vem em forma de folheto de cordel, que era a forma de comunicação daqueles tempos na zona rural. Revela novos ângulos sobre a história, divulgando as ações daquele movimento social, incluindo narrativas sobre a ‘batalha de Mari’, episódio importante nos confrontos entre os camponeses e o latifúndio”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário