segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

ETC & ETC

Esta notícia não deu no rádio
 O Ministério Público Federal recomendou que todas as rádios comerciais do país sejam fiscalizadas imediatamente. Em São Paulo, 16 rádios comerciais foram fiscalizadas e, destas, 12 estavam em situação irregular. Vai pegar gente grande: há emissoras com licença para operar em cidades pequenas que instalaram suas antenas na Avenida Paulista, em São Paulo; há emissoras instaladas em área de preservação permanente e operando de forma clandestina. Briga boa: são grandes grupos. Na Paraíba, o que tem de maracutaia no ar, não ta no mapa da máfia do microfone.

PROMOÇÃO

“A minha honestidade, a minha dignidade e a minha fidelidade não vendo por dinheiro nenhum, porque não têm preço! Já a minha vergonha, a minha seriedade e a minha discrição estou fazendo um precinho bem camarada, só este mês, que é pra inteirar o valor do IPTU.” – Gustavo Arruda.

DITADURA

“Felizmente, não há espaço para ditaduras num mundo cada vez mais moldado pela liberdade das redes sociais. Que triste destino teriam, num regime ditatorial, os líderes dos movimentos de junho de 2013, e, mesmo agora, dos “rolezinhos”? Prisão, tortura e morte, sem dúvida!” – Sergio Botelho

PALHAÇADA FÚNEBRE

Idosos devem provar ao INSS que estão vivos. Sou aposentado e para provar ao INSS que ainda não bati a caçuleta, penso numa prezepada: vou num caixão de defuntos carregado por quatro compadres. O cortejo chega na frente do gerente, eu me levanto de repente e grito:

--- Tou vivo!!

VLADIMIR CARVALHO

Estou lendo a biografia do documentarista itabaianense Vladimir Carvalho. O livro “Pedras na lua e pelejas no Planalto” é de autoria do jornalista Carlos Alberto Matos. Eu indico para quem gosta de cinema e de Itabaiana. Ele dá depoimentos importantes e comoventes sobre nossa cidade.

CABARÉ DE ITABAIANA

De Vladimir Carvalho, sobre o cabaré: “Eu me lembro que o eixo central da licenciosidade em Itabaiana era a rua do Carretel, frequentada pelos homens que lidavam com o gado durante o dia e ali farreavam à noite. Gilberto Freyre em Casa-Grande e Senzala, quando traçava paralelas entre civilização e sifilização sertanejas, atribui a disseminação da sífilis naquela área, em boa parte, aos bordéis de Itabaiana e Campina Grande. Frequentemente, aquilo virava uma festa. Os pastoris era uma espécie de teatro de revista ao ar livre, protagonizado pelas raparigas e comandado por um palhaço. No meio da zona, encenava-se também o bumba-meu-boi, localmente chamado de cavalo marinho.”

ORADOR

Hoje, 27 de janeiro, é Dia do Orador. Em Itabaiana, o maior orador de comício foi João Dantas, que matava e morria pelo velho PSD do líder populista Zé Silveira. Morreu de parada cardíaca numa passeata do partido, subindo a ladeira do Alto dos Currais. Detalhe: era analfabeto e só discursava de paletó e gravata.

FRASE DE MADAME PRECIOSA

“Homem é igual cachorro: você pode comprar e dar a melhor ração do mundo, mas o bruto tá sempre fuçando o lixo e fazendo merda”.

MAIS UMA DE SONSINHO

Sonsinho levou mais uma surra da Madame Preciosa. Errou, mas com as melhores das intenções. É que a Preciosa deu um chute na bunda do rapaz, e ele, para reconquista-la (que aquilo é amor doentio feito 50 tons de não sei o que), comprou um arranjo de flores com uma faixa dizendo “Saudades eternas”. “Toda mulher se derrete quando ganha flores”, pensou o babaca. Quando Madame Preciosa viu a coroa de flores amarelas, daquelas que se manda para velórios, convocou Sonsinho para uma sessão de descarrego. Quem quase acabava no caixão foi o pobre do abestalhado. Em casa que mulher manda, até o galo canta fino. Na casa de Sonsinho, o galo é soprano.

MISOGINIA

Por falar em galo, meu compadre Efigênio Moura chamou meu Treze da Borborema de Franga Assanhada. Isso é misoginia pura, querer desqualificar as fêmeas. No Recife tem um time chamado Cachorra de Peruca, outra forma de enxovalhar o gênero feminino. Se a comadre não sabe o que significa misoginia, me dê a satisfação de consultar o dicionário.





Nenhum comentário:

Postar um comentário