sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Dando um rolezinho nas contas da Prefeitura

Luciano Marinho (centro) com o músico André Batata e Clévia Paz, articuladora cultural da região

Esse documento que me foi repassado por um vereador amigo, lá de Itabaiana do Norte, deveria circular mais. Trata-se de dinheiro público a ser investido através da Prefeitura e da Câmara de Itabaiana do Norte no ano atual, este 2014 de eleição, Copa do mundo e muita bandalheira. O documento é a Lei de Diretrizes Orçamentárias, instrumento que estabelece onde vai ser aplicado o suado dinheirinho do contribuinte.

O projeto foi aprovado na Câmara e já está em vigor. Resta à sociedade fiscalizar sua aplicação. Só a elaboração desse documento custou aos cofres públicos R$ 20 mil reais.

No meu caso, como mexo com produção cultural, interessa principalmente a parte ligada à Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, comandada pelo meu compadre e grande cozinheiro Luciano Marinho. Na panela de Marinho já foram torrados 250 mil reais entre janeiro e outubro do ano passado, segundo os números do Tribunal de Contas do Estado. Muito pouco para uma Secretaria que tem o dever de cuidar de coisas tão essenciais para a comunidade. Uma ninharia mesmo.

Para 2014, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer terá que se virar com R$ 907 mil reais, orçamento mais do que ridículo. Acho que o mestre cuca Luciano sabe que uma das formas da secretaria ampliar o orçamento para 2014 é buscar recursos junto ao governo federal através de projetos culturais. O Governo do estado também tem uma graninha que poderia repartir com os municípios. Sem esse tempero, a turma da cultura em Itabaiana do Norte vai continuar chupando o dedo.

Seguindo a cartilha tradicional, a Cultura de Itabaiana tem sido pautada por eventos, filosofia que precisaria ser mudada por meio de políticas públicas. Uma das medidas para reverter essa realidade é o Plano Municipal de Cultura, que pretende pensar em ações culturais para os próximos 10 anos. Outra meta da pasta seria criar o Fundo Municipal de Cultura a fim de gerar recursos próprios para o setor e estabelecer mais canais de ligação com o governo e a sociedade. Se Luciano atingir essas metas, já terá cumprido sua missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário