terça-feira, 7 de janeiro de 2014

CULTURA POPULAR

Josa dos Índios

Nascido em Itabaiana, Josa dos Índios foi mestre de caboclinhos. Sua brincadeira fez época nos carnavais da cidade, os Assombrados da Floresta, bloco de caboclinhos muito original.

Atualmente, Josa não brinca mais. Por causa do alcoolismo, praticamente vive inativo em sua barraquinha na beira da linha em Itabaiana.

Morreram mestre Zé Leiteiro e mestre Mocó. Parece que o mestre Agostinho também não mora mais neste mundo. Se eu fosse vereador de Itabaiana, fazia uma lei beneficiando essas figuras que merecem um tratamento melhor da sociedade, porque representam uma cultura de resistência. O artista popular é visto como um objeto exótico, uma figura alheia à nossa realidade.

Se algum órgão público tivesse o cuidado de preservar a nossa cultura de raiz, não deixaria abandonadas essas figuras, tanto do ponto de vista artístico quando institucional. O Governo federal dispõe de uma verba para ajudar esses mestres da cultura popular que vivem na pobreza. É a Lei do Patrimônio Vivo, sancionada em 2008, que prevê a contemplação de mestres que tenham prestado serviços à cultura há mais de 20 anos. Para isso deveria servir o Conselho Municipal de Cultura. Fica a dica, como diz o zé mané do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário