quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Biu Pacatuba viaja para a França

Dandara é filha do radialista comunitário Beto Palhano

Esteve no Brasil o francês Cristhian-Guy, especulando investimentos na Paraíba. Ele que é gestor de importante escola em Paris, já comprou vários terrenos e pretende morar no nosso litoral. Quer construir uma escola para crianças carentes e montar uma oficina mecânica. O financiamento, em euros, será de organizações não governamentais da Europa.

Nesta quarta-feira, 8, o Cristhian-Guy embarcou para Paris levando na bagagem um exemplar do meu livro “Biu Pacatuba, um herói do nosso tempo”, como símbolo da cultura nordestina que ele quer conhecer mais profundamente, já que pretende morar aqui o resto dos seus dias a partir de 2016, quando se aposentar.

Escolheu afetivamente a Paraíba e quer dialogar com nossa gente, percorrendo as trilhas da poética popular que conta velhas batalhas pela dignidade. Biu Pacatuba, atrevido, vai se mostrar de corpo inteiro ao francês em sua “vanguarda popular” das Ligas Camponesas que abalou o mundo no começo da década de 1960. Sem falsa modéstia, digo que meu trabalho é uma obra indispensável para quem deseja conhecer mais profundamente essa parte da História da Paraíba. Tudo isso bem delimitado pela poesia popular do cordel, experimentando um diálogo permanente com a comunicação popular.

O livro vai ter visibilidade nas estantes da biblioteca de uma grande escola parisiense, depois de ser lido pelo Cristhian-Guy, assessorado pela intérprete Dandara Barbosa, que não é parente de Severino Barbosa, o Biu Pacatuba de Sapé, mas conhecedora da saga épica desse herói popular.




Nenhum comentário:

Postar um comentário