quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Sossega Leão


“Guerra é esforço, é inquietude, é ânsia, é transporte...
É a dramatização sangrenta e dura
Da avidez com que o espírito procura
Ser perfeito, ser máximo, ser forte!”

Augusto dos Anjos

Neste ano que acaba, fiz umas cagadas, mas é culpa do meu signo. Na retrospectiva, fiquei mais pobre, engordei, perdi mobilidade, coloquei, como todo mundo, aliás, meus talentos a serviço de minhas vaidades bobas, construí fantasias na intenção de melhorar a vida, minha e dos outros, e me mantive inflexível na atitude de não querer mudar nadinha dos meus maus hábitos. Pronto, essa é a minha retrospectiva do ano.

Mantive meu interesse na criatividade, sinal de que ainda tenho vida. Limitada, mas ainda dentro do processo criativo, o que me dá certa margem de segurança para viver 2014 a continuidade de minha história de progresso e desenvolvimento de ideias mais ou menos fantasiosas, navegando nos elementos essenciais do sonho. Sem isso, não tem como encarar a transitoriedade de la vida, não é mesmo?

Em 2014, terei três atribuições essenciais: publicar um livro sobre artistas da minha cidade, ajudar a definir e estruturar um grupo de música regional chamado “Ganzá de Ouro” e treinar para me manter apaziguado, sem querer brigar com ninguém, calmo e pacífico, sem contenda nem gritos de guerra. Acabou minha fase de guerreiro. Assinei armistício com os que considerava sacripantas, mentirosos, traidores, corruptos, reacionários e farsantes. O leão vai viver em paz os dias que lhe restam. O jornalista combativo, o cara que travava lutas nos palcos e nas ruas, o polêmico abandona a contenda. Resolvi que quero ficar na quietude das minhas pequenas ações pessoais, sem rufar os tambores diante da insensatez política e da canalhice geral e varejista. Sem, entretanto, sufocar dentro de mim o “acérrimo asco que os canalhas do mundo me provocam”. (Augusto dos Anjos, “As cismas do destino”).

Voltei a ler Augusto dos Anjos e essa contemplação da arte do mestre vai ter continuidade em 2014. Arte é o que dá sentido à vida. Não é só de burrice e vaidade que se faz uma existência. E ser leal à nossa comunidade, aos bens culturais que fazem parte da história de cada um. E importante: fugir da tentação de convencer a si e aos outros a endossar sua auto-imagem. 

“O homem grande” vai continuar oprimindo “o homem pequeno”. O instinto de procriar vai seguir sua ânsia legítima. Os psicopatas vão estar nos seus postos. Enfim, a vida vai seguir seu curso, enquanto a morte vai metendo a mão em nossas glândulas, pouco a pouco, enquanto planejamos nosso destino incerto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário