terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Apesar das evidências em contrário, Deus existe e ele é ateu


Em lugar nenhum do mundo existe registro histórico de que Jesus ou qualquer outro deus nasceu no dia 25 de dezembro. Mesmo assim, neste dia celebram a crença de que um menino nasceu magicamente de uma mulher virgem e a mídia cobrindo o fato regularmente sem qualquer menção crítica.

Entendo que algumas crenças religiosas merecem respeito. Há, entretanto, algumas ideias que simplesmente não são respeitáveis, como a de que negros são inferiores, ou a de que a Terra é plana. Eu respeito a crença dos que celebram o 25 de dezembro, e também peço aos cristãos o respeito devido a quem não acredita em suas lendas.

Não sou ateu, e sim agnóstico. Quem não sabe o que isso significa, me dê o prazer de consultar um dicionário. Admiro, entretanto, as pessoas que têm fé absoluta.

Aliás, é bom lembrar que somos todos ateus em relação ao deus dos outros. Um evangélico, por exemplo, não acredita em Ogum, entidade do candomblé, ou associa ao demônio.

Acabo citando Eduardo Rickrot: “acho que um ateu deve valorizar e aproveitar melhor a vida, pela consciência de que ela é única e não merece ser desperdiçada se reunindo em grupos para tentar conversar com um amigo imaginário tímido.” 

 

Um comentário:

  1. Tenho sentimento religioso semelhante. Não sou ateu , acredito em Deus, mais num Deus que não compartilha dessa formação religiosa que muitas crença pratica.
    Com o avanço tecnológico e cientifico no planeta, fica cada vez mais difícil acreditar na historia lendária do cristianismo, e são os próprios dirigentes com suas imposições estapafúrdias que mais contribuem para a descrença. As experiências cientificas cada vez comprovam a impossibilidade de muitos acontecimentos registrados nos chamados livros sagrados ter acontecido. Para justificar sua verdade, os pregadores dizem que são mistérios da fé, e é por ai que se tem que acreditar e aceitar. Aquele que têm fé acredita e eu respeito, mas já me disseram tanta besteira sem pé nem cabeça em aula de religião nos colégios por onde passei e em catequeses, que ficou ruim acreditar, enfraqueceram minha fé.
    O Natal é um lenda bonita, um boa fonte de renda para os países consumista onde impera o capitalismo, é muito contraditório ao conceito religioso, pois as religiões cristãs pregam o nascimento de Jesus numa miserável pobreza, e na pratica comemoram numa forma de muita riqueza e abundancia, onde a gula , a vaidade e a inveja, sérios pecados capitais do catolicismo são tão evidentes, basta apenas ouvir e refletir os diálogos nos eventos onde as pessoas se confraternizam.
    Em síntese, a comprovação cientifica está nos levando a doutrina do agnosticismo, dificultando a crença sob o prisma simplesmente da fé, por essa razão ser um agnóstico faz parte do contexto, pois até a religião católica cita que alguns dos seus Santos era agnóstico, ouço sempre alguém dizer, “ Eu sou como São Tomé, preciso ver para acreditar
    Orlando Araujo

    ResponderExcluir