quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Josafá estreou na Orquestra de Violões Daciano Alves de Lima




Esse aí é o Josafá, rapaz de vinte e poucos anos morador na cidade de Itabaiana do Norte. Deu muito trabalho ao Conselho Tutelar na sua infância e adolescência de menino pobre, envolvido com coisas ruins. Encostou-se no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, encantou-se pelo violão e decidiu que queria aprender a tocar o instrumento. Arrumou uma madrinha que por sua vez lhe deu um violão novinho. Outro padrinho, maestro Vital Alves, acolheu Josafá na sua escola no Ponto de Cultura, ensinou o básico com muita paciência. Atualmente, o rapaz faz parte da Orquestra de Violões Daciano Alves de Lima, do Ponto de Cultura.

Ontem, 27 de agosto, foi a estréia de Josafá no corpo da Orquestra, em apresentação na Escola João da Costa Pessoa, em Itabaiana. Ele chegou elegante, orgulhoso e nervoso para sua primeira apresentação pública. Deu seu recado direitinho, bem comportado, emocionado mesmo. Foi a primeira vez na sua vida que as pessoas o aplaudiram por alguma coisa bonita que havia feito. A escola de violão mudou a vida desse rapaz, e isso foi dito por Andréa Monte, uma das nossas monitoras e que tem torcido muito por Josafá na sua recuperação. “Ele tem força de vontade, quer aprender música, tem progredido como cidadão e isso nos deixa muito contentes, todos nós aqui do Ponto de Cultura”, disse  Andréa.

O Ponto tem um projeto de curso de judô para crianças e adolescentes pobres e problemáticos, mas cadê apoio? Já enviamos o projeto para o prefeito, ele ficou de estudar o caso, estamos esperando há oito meses. Vamos ver se falamos com o Ministério Público para conseguir ajuda para esses projetos sociais, esportivos e culturais que pretendemos tocar, porque achamos que a arte deve estar a serviço das pessoas, da coletividade, e nada mais compensador do que ver um jovem em recuperação através do fazer cultural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário