domingo, 28 de julho de 2013

Pedro Osmar no ninho da barata


Eu e meu compadre Pedro levando um papo nas ondas da Tabajara


Ontem foi o dia de recepcionar meu compadre Pedro Osmar no programa “Alô comunidade”. Ao longo da entrevista que durou uma hora, este singular artista paraibano falou do seu trabalho como criador multifacetado, compositor, cantor, instrumentista, artista plástico, poeta e dramaturgo. 

Simplicidade é uma das facetas da personalidade de Pedro Osmar que mais se sobressaem à primeira vista. O homem não gosta de formalidades. A escala geográfica da atuação de Pedro vai desde o bairro de Jaguaribe onde nasceu e criou um movimento artístico histórico chamado “Jaguaribe Carne”, até os confins de São Paulo, passando pela Europa e África. O que vale destaque é o experimentalismo de suas criações na percussão, no violão, na viola nordestina e até no piano. Pintor, poeta e agitador cultural, Pedro Osmar é referência nas vivências e convivências do que de melhor gerou a cultura paraibana nos últimos 40 anos. 

Coerente com sua personalidade inquieta, Pedro se inscreveu imediatamente no coletivo do projeto “Rádio Barata”, ideia de rádio web que está sendo gestada por mim e pelos camaradas Gilberto Bastos, Heriberto Coelho, Dalmo Oliveira, Ivaldo Gomes e Marcelo Ricardo. Essa “Rádio Barata” pretende ser um campo livre para a comunicação, sem fins lucrativos ou doutrinários, onde coisas estranhas devem acontecer entre o sonho e a revolução. 

Do meu reencontro com Pedro Osmar na velha Rádio Tabajara da Paraíba (onde ele produz o programa “Macacos me mordam”), saiu a intenção de montar uma das suas peças teatrais. É que, conversando com o mestre Pedro, sempre surge um sonho ou um propósito de concepção de projetos novos ou reciclados. Abdicando de sua condição natural de um dos maiores artistas que a Paraíba criou, Pedro gosta mesmo é de ser coadjuvante nas ações de guerrilha cultural que empreende nas periferias e sub-becos, na ânsia de renovar os padrões estabelecidos a partir da visão dos explorados de todos os matizes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário