quinta-feira, 11 de julho de 2013

O velho Leão mais uma vez no banco dos réus




Luan Lopes e seu fusquinha de estimação


Na manhã de hoje, 11 de julho, enquanto multidões vão às ruas pedir mais liberdade de expressão, enfrento o pior: mais uma audiência do caso em que a viúva de Sivuca me acusa de ter ofendido sua honra nesta Toca do Leão. A senhora pretensamente desfeitada pede uma certa quantia em dinheiro para reparar sua dignidade supostamente atingida pela minha crônica que falava  do legado do Mestre Sivuca e da forma como Itabaiana, sua terra natal, ficou sem esse rico material e, portanto, sem condições de erguer um memorial digno para seu filho ilustre.

O tom, os conceitos, as palavras, a verdadeira expressão de minha indignação eu deixo para comentar depois, porque o caso ainda está sub judice. Mais uma vez agradeço o calor das mensagens de solidariedade de inúmeros amigos, os quais se pronunciaram, incontinente, afirmando não existir no meu texto nada que pudesse ofender a quem quer que seja. 

Por outro lado, registro aqui nosso contentamento pela formatura do meu sobrinho Luan Lopes, o mais novo advogado da família. Foi ontem no Unipê a festa dos formandos. Luan assume sua posição no time dos operadores do direito num momento em que a sociedade vive este clima de suspeição geral em relação às instituições, incluindo o Judiciário. Aponta-se para a desmesurada máquina de manipulação da opinião pública como um dos fatores que infelicitam o Brasil, e pedem democratização das comunicações. A tensão social também se volta para os juízes, categoria mantenedora de privilégios incompatíveis para uma civilização em transe. Tudo isso refletirá na carreira do jovem advogado que acaba de jurar defender o direito inalienável que tem o indivíduo de discordar. 

Um país inteiro contestando seu aparato de poder, e suas implicações, não pode deixar de ter profundos reflexos na vida de um advogado que começa seu trabalho nos fóruns. Espero que todas essas manifestações gerem fundamentos éticos mais profundos em nossa juventude.


Nenhum comentário:

Postar um comentário