quinta-feira, 25 de julho de 2013

Faleceu dona Nair, uma artista do povo de Pilar


O Boi de Nair saía todos os anos no carnaval. Dona Nair, a dona do boi, envelheceu e seu brinquedo foi, aos poucos, perdendo componentes. Ficou a tradição. Há alguns anos, o boi de Nair não sai nas ruas de Pilar, no carnaval. Faltando apoio, entusiasmo das novas gerações. Descaso com a cultura popular, coisa corriqueira nessas cidades do interior, governadas por “frios carreiristas políticos completamente desprovidos do sentido da verdadeira cultura”, como afirmou o jornalista Nonato Nunes.

Ontem, morreu dona Nair. Foi o golpe de misericórdia no velho boi. Sua sentença de morte definitiva. O Boi, que já vivia apenas na lembrança de dona Nair e nos figurinos e adereços pendurados  na cumieira da casa, agora vai ser enterrado junto com sua dona.

Lamento muito a morte de dona Nair, a quem não cheguei a conhecer pessoalmente. Tive notícias do boi através do meu amigo Evanio Teixeira, um jovem consciente do valor da arte popular. O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar vai realizar o Cortejo dos Bois em Itabaiana, dia 24 de agosto, para homenagear os mestres desse brinquedo. O Boi de dona Nair estava programado para abrir o cortejo. Vou me empenhar para que o boi de dona Nair saia, assim mesmo. Como uma homenagem a esta artista do povo, mestra genuína de uma manifestação folclórica tão importante no contexto da cultura nordestina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário