quinta-feira, 25 de julho de 2013

Do livro ARTISTAS DE ITABAIANA




NATAL LÂNIA ROQUE


Natal Lânia Roque Fernandes, sou filha de dona Sebastiana Roque de Meneses (dona Deca), de quem herdei o gosto pela leitura e o incentivo para estudar.  Iniciei minha carreira como professora na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Dr. Antonio Batista Santiago, antigo Colégio Estadual, e na Escola Estadual Professor Maciel. Desde então,  amo a profissão docente e por ela tenho respeito.

Sai da cidade de Itabaiana na década de 1980, fui morar em João Pessoa, para concluir o curso de Pedagogia pela UFPB e casar.  A carreira acadêmica teve continuidade, com a formação de Especialista em Tecnologia na educação, também realizado na UFPB. Após concluir a especialização, fui morar na cidade de São Carlos para fazer o Mestrado em Educação na Universidade Federal de São Carlos – Ufscar.

Como mestre, publiquei em 2004 o livro “Professores e computadores: navegar é preciso”, pela  Editora Mediação de Porto Alegre, o qual discute a relação de saber de professores da cidade de João Pessoa com a informática, no inicio da implantação do programa do governo que visava introduzir a informática nas escolas públicas (PROINFO). A partir daí, tenho publicado em livros, periódicos. Na maioria das vezes sobre a docência. 

Atualmente, sou doutora em educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com estágio doutoral na Universidade de Porto em Portugal. Sou professora do Instituto Federal  de Educação Ciências e Tecnologias do Ceará, campus Fortaleza, nos cursos de Licenciaturas em Física e Matemática, como também pesquisadora na área de formação de professor. Meu trabalho como professora e pesquisadora tem se voltado para a formação de professores críticos e compromissados com a educação pública e ensino de qualidade, sendo este o caminho que encontrei para contribuir com um mundo melhor, com pessoas/profissionais melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário