segunda-feira, 15 de julho de 2013

Aniversário da ponte que caiu


Hoje é dia de “festa” na cidade Itabaiana do Norte. Completam exatos dois anos da enchente que levou a ponte de Riacho de Mogeiro, na PB-54 que liga Itabaiana à BR 230, e até agora não foi concluída a obra de restauração. Expressivo como poucos, o povo lembra com “carinho” das chamadas autoridades “competentes” que não tiveram competência ou compromisso para arrumar a ponte nesse período. Ontem, para comemorar a efeméride, as chuvas voltaram e levaram o desvio.
Pela estrada esburacada e sem ponte passam diariamente os ônibus da Transnorte, que a turma já chama de “Transmorte” porque está se anunciando uma tragédia. Todos os dias os passageiros ficam pelas estradas, porque as sucatas sofrem problemas mecânicos. Um passageiro, revoltado, batizou a empresa de “Transtorno”. Dizem que a culpa é do DER que não fiscaliza essa empresa. Não concordo. A responsabilidade é das autoridades públicas locais que não se mobilizam para melhorar o sistema de transporte público da cidade. É como diz o Zé povão: se o prefeito e vereadores viajassem nos ônibus da Transnorte ou nos lotações caindo aos pedaços, a situação seria outra.
Dois anos se passaram e uma obra d’arte simples não foi concluída. O Departamento de Estrada de Rodagem passa atestado de incompetência, o Governo do Estado, esse sim, mostra-se inoperante e o povão assimila sem altivez essa falta de consideração geral. Passei ontem na tal ponte, o tráfego estava interditado para veículos grandes, muitos caminhões e ônibus parados. O talento gerencial que falta aos gestores sobra em lábia e cara-de-pau, instrumentos fundamentais na política de muro baixo e objetivos idem. Governo existe para solucionar os problemas da coletividade. O respeitável público porém, desrespeitado toda hora, vê o gestor como um ídolo e não como um funcionário público com validade datada, muito bem pago por nós para gerenciar os problemas urbanos.
Ameba ganhou uma garrafa de vinho ordinário e ainda não teve ocasião de beber, por falta do que comemorar. Mantendo-se com rara dignidade, o cafajeste Ameba resolveu brindar ao aniversário da ponte que caiu, ao lado de uma senhora muito bem encadernada e safada que atende pelo nome de Madame Preciosa, que acumula as funções de sua secretária para assuntos de safadezas governamentais e amante eventual. A cartomante macróbia profetizou: a ponte vai ser inaugurada às vésperas da eleição de 2014. Não sou completamente ignorante em psicologia politiqueira, por isso boto fé na previsão da madame.


Nenhum comentário:

Postar um comentário