sábado, 4 de maio de 2013

No ar, um poeta “barginal”


“Alô comunidade” entrevista hoje o multimídia Zanoni Yberville


Zanoni Yberville é um poeta que eu costumo chamar de “barginal”, em contraponto ao movimento dos poetas marginais das décadas de 60/70. Zanoni é multimídia, da vanguarda da geração 80 em João Pessoa. Começou a soltar-se no Projeto Fala Bairro, atividade cultural que agitou o velho bairro de Jaguaribe na capital da Parahyba do Norte.

Zanoni é carnavalesco, fundador do bloco “Cem Réis”, grêmio recreativo, etílico e cultural. É um conspirador cultural esse Zanoni Yberville. Quando inspirado, escreve poemas em guardanapos, caixas de cigarros ou na tabela de preços do bar. Sua obra, a que se pôde salvar, está todinha no Museu da Imaginação.

Escreveu livros de poesia e a favor da natureza, que ele é chegado a uma mata, um riozinho sem poluição e um aconchego natureba. Enfim, Yberville é um homem com o Sol em Escorpião, ascendendo em Peixes, amante da Natureza e defensor das causas indígenas, sociais, educacionais, cachaçais, culturais e coisas que tais.

Neste sábado que é dia de São Gregório, o Iluminador, vou entrevistar esse poeta Zanoni Yberville no nosso programa radiofônico “Alô comunidade”, na Rádio Tabajara da Paraíba AM, às 14 horas. De certa forma, o poeta Yberville é um iluminador, focando sua lanterna anarquista e multifacetada nos desvãos de nossa desprestigiada cultura.

Quem quiser me dar o prazer de emprestar seus ouvidos nesta tarde na Rádio Tabajara, pode ouvir o programa em tempo real pelo site:





Nenhum comentário:

Postar um comentário