sexta-feira, 19 de abril de 2013

Morreu dona Celina


Deusa Ceres

Hoje sendo o Dia do Índio e Dia do Exército Brasileiro, peço vênia para registrar o falecimento de dona Celina, esposa do meu tio Zé do Pão, que morava no Recife. Claro que não tem nada a ver uma coisa com as outras, mas é que hoje amanheci misturando as coisas e embrulhando outras. Por exemplo, sendo hoje dia de anunciar a morte de dona Celina, vejo na folhinha que é dia do fim da festividade de Cerealia, uma festa que acontecia na Roma antiga.

Cerealia ou Ludi Ceriales ("jogos de Ceres") era um festival em honra a Ceres, deusa dos grãos e dos cereais, realizado na Roma antiga, diz o neo-pai dos burros, o Google. Pois é, acabou a festa para Celina, a mulher de Zé do Pão, e eu aqui lamento a perda sem deixar de apontar as coincidências da vida e da morte, porque Ceres era a deusa dos cereais que motivava a Cerealia. Cereal lembra pão, e por aí vai. Tudo está interligado na caixa preta dos mistérios dessa vida/morte.

E o dia do índio e do Exército? Ligação imediata: o índio foi dizimado pelos invasores portugueses. Feito Nação, o Brasil organizou seu Exército para servir de Capitão do Mato opressor de índio, negro e pobre.

Pronto, falei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário