sexta-feira, 26 de abril de 2013

Formação de Teatro no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar

O jovem Rafael (de boné branco) pediu à mãe para fazer o curso de teatro


É como diz compadre Valber Matos, do Ponto de Cultura Estação Cultura, em Sousa: “Democracia no fazer cultural se pratica aqui.”  O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar está inscrevendo para sua oficina de iniciação teatral e a procura é grande! Os nossos jovens têm sede de conhecimento. Nosso papel é acender a chama criadora e transformadora dos jovens.

A juventude ainda não entrou nesse marasmo onde vivemos, nessa fase da vida em que a gente se desilude e começa a perder força, energia criativa. Com 58 anos, ainda sou jovem porque não apaguei ainda todos os meus sonhos transformadores. Por isso, gosto de trabalhar com a mocidade, dar surporte através do Ponto de Cultura a quem quer aprender, estudar arte, fazer cultura viva.

Rafael Lucas é um rapaz de 15 anos de idade, mora no Conjunto Costa e Silva, em Itabaiana, sobrinho do meu compadre Osório Cândido. Sua mãe, sem embaraço, me procurou para matricular o filho no curso de teatro. Disse que é desejo do menino fazer teatro, e graças à generosidade do projeto do “Cantiga de Ninar”, vai poder estudar esta arte cênica, sem pagar nada. Rapazes e moças do Açude das Pedras, do Jucuri e outros bairros proletários da cidade já estão se inscrevendo. O acesso à educação constrói, a despeito das diferenças próprias de nossa origem, como classe social, religião ou gênero. O meio artístico e cultural é um ambiente em que podemos ser todos iguais. O conhecimento oferece oportunidades e permite a igualdade.

Para mim, fazer cultura é isso. Nada contra, mas investir em festas de rua com bandas famosas não é bem o que entendo por produzir cultura. Esses eventos colocam os indivíduos na posição de espectadores. Os jovens têm sede de protagonismo, eles querem imprimir sua marca. É isso que a gente propõe: o jovem fazendo teatro, cinema e música, motivado pelo prazer da realização pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário