terça-feira, 9 de abril de 2013

ARTISTAS DE ITABAIANA – Maestro Antonio Maurício



Antônio Maurício Pereira Neto nasceu em Itabaiana em 29 de março de 1945. Primogênito de Maria Doralice Batista Pereira e José Benjamim Pereira, de uma bela família de doze irmãos.

Em Itabaiana, foi iniciado na música, aprendendo os primeiros acordes na sede da “União de Artistas e Operários de Itabaiana” onde funcionava a escola de música da Banda Musical 24 de Maio. Posteriormente, estudou acordeão com a exímia professora Josélia Barbosa.

Em Recife, formou-se na Faculdade de Direito da UFPE, graduado na turma de 1978. Teve como mestres ilustres personalidades jurídicas e políticas como o Vice-presidente Marco Maciel, senadores Marcos Freire, Jarbas Vasconcelos o ex-governador Roberto Magalhães.

Embora formado e labutando no Direito e na contabilidade na Chesf, nunca descuidou da música. Na Faculdade de Direito, participou do Coral da Instituição que primava pelas músicas regionais e o desenvolvimento cultural do Nordeste.

Estudou no Conservatório Pernambucano de Música, especializando-se em saxofone, instrumento com o qual participou da famosa Orquestra de Frevo do Nordeste, do maestro Nunes, com o qual aprendeu e dominou o contagiante ritmo. Através da Orquestra, conheceu os movimentos culturais e as comunidades carentes do Recife onde, de fato, o Frevo predomina.

Baseado na herança familiar, adquirida de seu avô Antônio Maurício e sua mãe Doralice, prestando um voluntariado, assistindo às pessoas pobres, engajou-se em movimentos da Igreja Católica e participou do comitê de “Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida”, no qual apoiava os jovens e comunidades carentes.

Posteriormente, iniciou na sua residência o ensino voluntario da música que alcançou bastante adesão, e que o motivou a fundar a Escola de Música no bairro de San Martin, na comunidade do Vietnã, cujo número de alunos alcançou cerca de 150 alunos por ano. E nesta época, com a ajuda de abnegados colegas, e a ativa liderança do Engenheiro João Paulo Maranhão, conseguiu formar uma orquestra, que contribuiu com a formação de diversos músicos profissionais e que hoje exercem a profissão de músico na Polícia Militar de PE, no Exército Brasileiro, na Prefeitura do Recife e diversas bandas e orquestras do Recife e João Pessoa.

Atualmente, continua a lecionar aulas de música (teoria e prática) de forma voluntária, na sua residência, na Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios (Salesianos), nas Igrejas Batista do Cordeiro (IEB) e Iputinga. Na sua terra natal, esforça-se por servir a seus irmãos conterrâneos como voluntário no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.


Um comentário:

  1. Parabens meu filho, pela a sua atividade humanitaria e pela dedicacao de vida, ao fazer o bem aos que necessitam de um norte distanciando-os da droga, do ocio, do mau caminho. Um grande beijo de sua mae Maria Doralice e familia.

    ResponderExcluir