quinta-feira, 21 de março de 2013

Noite da negritude jóia



Com Bebé de Natércio


Humorista Piancó
Ontem fui ao lançamento dos livros “Zé Katimba – que grande destino reservaram pra você”, do jornalista Fernando Paulino, e “Anotações sobre discursos no relise difusionista - linguagem científica e tecnológica no jornalismo",  do também jornalista Dalmo Oliveira, no Sebo Cultural. O primeiro fala do sambista paraibano Zé Katimba, que volta à sua terra depois de 60 anos de vivência carioca. A segunda obra é uma síntese do doutorado de Dalmo Oliveira sobre jornalismo científico. Nada a ver entre os dois temas, tudo a ver com a promissora constatação: dois negros paraibanos mostrando seu valor, destacando-se na cultura paraibana. 

Lá esteve presente o espírito de Antonio Zumbi dos Palmares e a figura negra e imponente do nosso Chico César, Secretário de Cultura da Paraíba. Outros negros que se destacam no desenvolvimento sócio cultural desta terra, como a ativista Sônia Lima, o combatente Zuma Oliveira e a rapper Kaline Lima, que canta além do medo e do racismo.

Radialista Sônia Lima
Zé Katimba é um mulato de Guarabira que saiu daqui com 10 anos de idade, nunca frequentou escola e é o parceiro de muitos músicos sambistas brasileiros, fundador da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense. No Rio, é reconhecido como um dos maiores sambistas da história deste ritmo, considerado como um dos criadores do samba-enredo moderno, alegórico, bem humorado, pontuado de imagens, em oposição aos antigos, mais narrativos, com muitas descrições.

Zé Katimba é autor da trilha sonora do meu mundo ligado ao samba de raiz e de protesto. É dele aquele samba gravado por Martinho da Vila que fala do sonho de um pai sobre seu filho recém-nascido: “Vai ter que amar a liberdade, só vai cantar em dó maior, vai ter a felicidade de ver um Brasil melhor”. 

Foi uma noite de valorização da nossa cultura e da nossa raça. Ainda tive o prazer de reencontrar figuras como Bebé de Natércio, Pedro Osmar e o humorista Piancó. Valeu.

Zé Katimba, eu e Pedro Osmar


Nenhum comentário:

Postar um comentário