quinta-feira, 28 de março de 2013

DIA DO REVISOR E DIAGRAMADOR



Hoje é dia do revisor e do diagramador. Não conheço profissional que domine as duas técnicas. Quem conseguir ser revisor e diagramador, será insuperável nesta área.

Meu pai Arnaud Costa foi revisor e diagramador, mas no velho sistema de tipos móveis. Além de diagramar e revisar, escrevia também os textos diretamente no componitor. Foi um mestre gráfico. Jamais viu esses programas modernos de editoração gráfica. Seu trabalho era totalmente manual e bem mais complicado. Trabalhava-se com cálculos para diagramar uma página de jornal, por exemplo. A unidade de medida era chamada de Cícero. Está lá no velho Houaiss: CÍCERO: unidade de medida tipográfica equivalente a 12 pontos no sistema Didot e que corresponde a 4,512 mm. Era com essas medidas que o diagramador tipográfico teria que trabalhar para montar as chapas, serviço que exigia muitos anos de prática.

Cheguei a trabalhar com tipografia, fui ajudante de tipógrafo e, certo dia, montei minha própria gráfica. Confesso que não domino a editoração gráfica, por inapetência natural na minha idade no que concerne a enveredar por esse mundo eletrônico. Faço a boneca de minhas publicações, que é o projeto editorial. Outro profissional realiza a editoração eletrônica.  

Sou apaixonado pelas artes gráficas, incluindo a serigrafia. Essa, sim, eu quero aprender mais antes de bater as botinas. Quero dominar a arte de construir entalhes, gravuras em água forte, xilografias e litografias. É projeto para breve.

Tenho uma amiga que vai entrar no mundo da editoração gráfica. Vai se dar bem, porque é uma artista que gosta de se comunicar visualmente. Estruturar e dar forma à comunicação impressa também é uma arte.

Um forte abraço nos companheiros revisores e diagramadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário