quinta-feira, 14 de março de 2013

Chico Papa


Papa Francisco abençoando a camisa do São Lorenzo, seu time de coração.

Pois é, respeitável público, temos Papa. E um Papa chamado Francisco, que aqui pra nós é Chiquinho. Vai para o lugar do renunciante Bento, fato dessa natureza que não acontecia há quase seiscentos anos. Se a renúncia abalou minha fé? Nunquinha, porque não tenho nenhuma. O que acho da eleição do argentino Chiquinho? Não tenho opinião formada, mas fui ouvir o povão no bar de Zé.

Essa terra de Santa Cruz está dominada pelos crentes. Em cada esquina abre uma igreja. Melhor do que abrir um bar. Mas, os chamados neopentecostais fazem mais barulho do que os bares. Nego Bala tomou cachaça por trinta anos, agora é crente, desses que andam com uma Bíblia debaixo do braço.

--- O que achou do papa argentino, Nego Bala?

Olhou seriamente para a platéia de bebinhos no bar, botou a mão em cima da Bíblia a avisou:

--- O fim do mundo está chegado. O Filho do Homem está na porta. Da Argentina vem o Anti-Cristo.

--- Papa bom é Papa morto - sentencia Ameba, lembrando que os papas falecidos geralmente são transformados em santos.

Esse Papa polonês perdeu a vez. Não vai ser santificado porque se recusou a morrer no trono.

Depois veio um camarada por nome Israelzinho que torce pela Argentina desde menininho. 

--- Ganhamos de novo do Brasil! - gritou o fã de Maradona. 

Ele garante que agora, com Messi e as bênçãos do Papa Chico, não tem pra ninguém. Argentina vai ganhar o Torneio Intercontinental este ano e a Copa do Mundo em 2014. 

Maciel Caju é do contra. Desconfia que esse padre jesuíta que virou Papa é da estirpe daqueles que vieram catequizar os potiguaras e guaranis, ajudando a acabar com a raça dos legítimos brasileiros. Além do mais, tem a história da colaboração com os milicos da ditadura.

Eu não entro nessa seara, mas fiquei besta com o tratamento que se dá ao Papa:  Eminentíssimo, Arc-revendíssimo, Santo Padre da Igreja Católica Romana. Outra dúvida: esse Francisco é o de Assis ou de Canindé? Tem a história do cara azarado que caiu do avião e chamou por São Francisco. Uma mão segurou o sujeito e perguntou:

--- São Francisco de Assis ou de Canindé?

--- Sou devoto de São Francisco de Assis - disse o quase defunto.

--- Então desce, que aqui é de Canindé! - disse a “voz”, soltando o rapaz sem pára-quedas. 

Frei de Mão teve um sonho: sonhou que o novo Papa, ao tomar o nome de Francisco, tem em mente seguir o exemplo do Santo e decretar uma vida religiosa de completa pobreza, vender os bens da Igreja Católica e distribuir com os pobrezinhos, despir-se dos mantos cheios de ouro, das capas suntuosas e abandonar os palácios do Vaticano, seguindo à risca o Evangelho, perdoando os pecadores e fugindo das rodas dos escarnecedores, mercenários, capitalistas e exploradores de toda ordem. Começando por fechar o Banco do Vaticano, um antro de corrupção e fonte de financiamento da indústria armamentista. Desenvolvendo uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo, o Papa Chico seria deposto por golpe de Estado apoiado pelos Estados Unidos e demonizado pela mídia internacional.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário